Renault Refactory: a aposta nos carros reformados

A Renault tem apostado forte na reforma de carros na Europa, de modo a prolongar a vida de automóveis e veículos comerciais, sendo chamado de Renault Refactory. Com a primeira instalação construída em Flins, França, onde a marca tem também uma fábrica de veículos, a Refactory apenas reforma os carros seminovos para durarem mais.

Além da Refactory para carros, existe outra para caminhões da Renault, mas recentemente a Renault inaugurou outra em Sevilha, Espanha, igualmente para carros da marca. O processo une ferramental industrial e experiência na produção de veículos, não sendo nada feito por mecânicos devidamente treinados.

Com instalações de nível 4.0, os serviços são executados em tempo muito reduzido, com um carro retrofitado em apenas 12 dias, sendo isso metade do tempo de uma oficina especializada. O veículo, tanto a gasolina quanto diesel, além de híbridos e elétricos, são avaliados minuciosamente após uma lavagem rápida que usa 3 litros de água.

Marcas na pintura, amassados, desgaste dos pneus, alinhamento, balanceamento, câmber, componentes desgastados, entre outros são substituídos por novos ou remanufaturados, de origem da própria Renault. Após a inspeção de 100 pontos de carro, o veículo é detalhado em fotos e vídeo, ficando assim aprovado para ser entregue ao cliente. Num espaço de 5.000 m², a Renault Refactory de Sevilha pode reformar 11.000 carros por ano e mesmo de outras marcas, embora o foco seja mesmo os produtos da Renault. Em tempos de crise, prolongar a vida do carro parece algo necessário.

Do Notícias Automotivas