Renault Twingo está de volta, agora é elétrico e vai custar 20 mil euros

Com o visual retrô e icônico que lembra o Twingo dos anos 90, nova geração do hatch é apresentada como conceito elétrico e chega em 2025

Boa notícia para os fãs do Renault Twingo. A montadora francesa revelou na quarta-feira, 15, o conceito Renault Twingo Legend. Com visual que lembra o hatch dos anos 90, que conquistou personalidades como o ex-presidente francês François Mitterrand e o jornalista Ricardo Boechat, ele antecipa a quarta geração do modelo, que chega em 2025.

O grande destaque do conceito Twingo Legend é justamente o design. Com foco em minimalismo, ele relembra o primeiro Twingo lançado em 1993. Com isso, ele traz faróis em formato arredondado – mas agora com luzes em LED. No capô, há três elementos que lembram as saídas de ar do modelo original. Além disso, o próprio formato da carroceria é bem semelhante, com a parte dianteira bem compacta e com as colunas “A” bem inclinadas.

De acordo com a Renault, grande parte do design estará na versão de produção, que deve chegar ao mercado em 2025. A escolha em reviver ícones do passado tem sido recorrente na Renault, que já realizou este movimento recentemente com o hatch 5, que também voltará ao mercado em breve. Assim como ele, o próximo Twingo terá apenas opções de motorização elétricas. A marca francesa, no entanto, não divulgou especificações técnicas do futuro Twingo.

A Renault apenas adiantou que ele será feito sobre a inédita plataforma Ampere, exclusiva para carros elétricos e inteligentes, contando ainda com um amplo uso de materiais recicláveis e reciclados. O preço do novo Twingo será baixo para os padrões europeus. O plano da Renault é que o hatch elétrico custe menos de 20.000 euros – cerca de R$ 105 mil em conversão direta. Distante do Brasil desde 2003, o Twingo teve outras duas gerações na Europa, incluindo uma feita em parceria com a Smart. O hatch ainda não tem previsão de retornar ao país.

Do Terra