Renova Ecopeças reciclou mais de 25 mil veículos e espera aumento da demanda com o Mover

A Renova Ecopeças, empresa do Grupo Porto com foco na reciclagem de veículos e no comércio de peças originais em bom estado, já reciclou mais de 25 mil carros e comercializou mais de 600 mil peças, que foram retiradas dos veículos e reinseridas no mercado com um custo bem menor do que um componente original e novo, colocando em prática os conceitos da economia circular.

A divisão da Porto está no mercado há onze anos e é a maior recicladora de veículos do Brasil, desmontando e dando o descarte correto para 2,7 mil unidades por ano. Com a aprovação do Mover, Programa de Mobilidade Verde e Inovação, Daniel Morroni, diretor da Renova Ecopeças, acredita que o mercado de reciclagem veicular deverá crescer nos próximos anos, uma vez que as montadoras que comprovarem o descarte correto de um determinado número de veículos poderão receber incentivos tributários.

A linha de desmontagem está instalada na Vila Jaguara, em São Paulo, e por ora é abastecida com veículos que foram dados como perda total pela Porto Seguro e por outras seguradoras. A empresa compra os veículos para realizar o processo de reciclagem, desmonta automóveis e comerciais leves e está iniciando o processo de reciclagem de motocicletas também.

Atualmente a Renova Ecopeças vende 5 mil peças por mês, com um estoque em torno de 22 mil componentes, sendo que o tempo médio em que uma peça fica estocada é de três a quatro meses, segundo o executivo. Motor, câmbio e peças que fazem parte da lataria do veículo, como as portas, são itens de grande demanda que costumam ficar pouco tempo no estoque. De acordo com o diretor até 85% das peças podem ser reinseridas no mercado, mas esse porcentual varia de acordo com a situação do veículo.

Da AutoData