Renovação da frota de caminhões já!
O Sindicato, a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT, a FEM-CUT, e a Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, a CNM-CUT, realizam Ato pela Renovação da Frota de Caminhões, amanhã, a partir das 9 horas, em frente ao prédio do Ministério da Fazenda, em São Paulo.
O vice-presidente do Sindicato, Aroaldo Oliveira da Silva (foto), explicou à Tribuna quais são os objetivos da manifestação e a importância da criação de uma política para a renovação da frota no Brasil.
Tribuna Metalúrgica – Por que os metalúrgicos do ABC estarão no Ato pela Renovação da Frota de Caminhões?
Aroaldo Oliveira da Silva – Entendemos que é urgente que o Brasil adote uma política permanente de renovação da frota de veículos pesados e precisamos esclarecer a população sobre isso.
TM – Por que a renovação da frota é tão importante?
Aroaldo – Por seis razões fundamentais, segurança no trânsito; redução de poluentes na atmosfera e de consumo de combustível; estímulo à produção de caminhões, reciclagem de materiais; e geração de emprego e renda.
TM – Por que a renovação da frota influencia a segurança no trânsito?
Aroaldo – A proposta coletiva que construímos prevê a retirada de caminhões de circulação, em um primeiro momento, com mais de 30 anos, o que representa quase 20% da frota atual. Embora esses caminhões tenham autorização para circular, dados do Ministério dos Transportes mostram que dos veículos pesados que se envolvem em acidentes, um terço deles tem mais de 9 anos. Além disso, de todos os acidentes registrados, 10% tem participação de caminhões com idade superior a esta.
TM – Quantos caminhões existem no Brasil com mais de 30 anos?
Aroaldo – Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres, a ANTT, são 227.982 caminhões com mais de 30 anos.
TM – O que vai acontecer com estes veículos?
Aroaldo – Eles serão entregues em um posto de reciclagem e serão totalmente destruídos em troca de um certificado, que garantirá o acesso de seus proprietários às linhas de crédito específicas para aquisição de caminhões novos.
TM – Qual será o impacto para o setor de caminhões com a adoção do Programa de Renovação da Frota?
Aroaldo – Essa medida estimulará a produção de caminhões, o que provocará um impacto positivo na geração de novos postos de trabalho e na renda do trabalhador.
TM – E para a sociedade em geral?
Aroaldo – Terá um impacto forte sobre a questão ambiental, já que esses caminhões antigos que serão retirados de circulação poluem muito mais o ambiente e consomem muito mais combustíveis.
TM – Quantas entidades contribuíram para a construção do Programa de Renovação da Frota de Caminhões?
Arolado – Além do Sindicato, participam da elaboração do projeto a Anfavea, Sindicato das Montadoras; Fenabrave, Sindicato das Distribuidoras de Veículos; Sindipeças, Sindicato das Autopeças; Instituto Aço Brasil; CNT, Confederação Nacional dos Transportes; NTC, Associação Nacional de Transporte de Carga e Logística; Inesfa, Instituto Nacional das Empresas de Sucata de Ferro e Aço; Sindinesfa, Sindicato do Comércio Atacadista de Sucata Ferrosa e Não Ferrosa do Estado de São Paulo; Simefre, Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários.
Da Redação