Renovação da Frota de Caminhões – Projeto único começa a ser elaborado

Representantes do Sindicato, montadoras, autopeças e outras entidades querem encontrar saída conjunta para transformar o setor no Brasil.

Reunião aconteceu no estande da Anfavea na 19ª Fenatran

“Queremos transformar o setor de caminhões”, diz Rafael

Representantes do Sindicato e de ou­tras sete entidades se reunirão hoje na sede do Sindi­peças, em São Paulo, para elaborarem um projeto único para a Renovação da Frota de Caminhões no Brasil.

O grupo foi forma­do durante a 19ª Feira Nacional de Transpor­tes, a Fenatran, aber­ta segunda-feira no Anhembi, na Capital.

“Temos que conse­guir articular uma pro­posta única e conjunta para apresentar aos governos federal e es­taduais. Assim teremos mais força nas negocia­ções para implantar um Programa Nacional de Renovação da Frota de Caminhões”, defendeu o presidente do Sindi­cato, Rafael Marques, após a reunião na Feira.

Segundo ele, to­das as entidades que participam da articu­lação têm projetos ou sugestões para viabi­lizar a reciclagem de veículos pesados.

“Nosso desafio é propor saídas para os gargalos que impedem o Brasil de desenvolver uma política pública capaz de transformar o setor”, defendeu o pre­sidente do Sindicato.

Para Rafael, um programa consistente deve ter uma meta anu­al definida por meio de um diagnóstico que possa prever fundos destinados a incenti­var o caminhoneiro a participar.

Crédito

Entre os desafios que deverão ser enfren­tados pelo grupo de tra­balho para elaborar o projeto unificado está o crédito aos caminho­neiros autônomos.

“O acesso ao cré­dito precisa ser facili­tado pelo Programa de Renovação da Frota, levando em conta a regularização destes profissionais”, expli­cou Rafael.

Qualificação

Outro aspecto que também deverá ser de­batido pelo grupo está ligado à qualificação dos profissionais do setor.

“Para que o cami­nhoneiro possa ter to­tal conhecimento da nova máquina que irá utilizar, com mais tec­nologia embarcada, o Programa deve prever cursos de reciclagem e atualização”, concluiu.

Os representantes do grupo que vai for­mular uma proposta única para a Renova­ção da Frota se reúne hoje, às 9h, na sede do Sindipeças, em São Paulo, onde definirão o cronograma de traba­lho. Mas já estabelece­ram até 11 de novem­bro para elaboração da primeira versão da proposta.

Conheça as entidades que participam da construção de um projeto único para a Renovação da Frota de Caminhões

Sindicato dos Metalúrgicos do ABC – SMABC – Anfavea – Sindicato das Montadoras – Fenabrave – Sindicato das Distribuidoras de Veículos – Sindipeças – Sindicato das Autopeças – Instituto Aço Brasil – Confederação Nacional dos Transportes – CNT – Associação Nacional de Transporte de Carga e Logística – NTC e Logística – Instituto Nacional das Empresas de Sucata de Ferro e de Aço – Inesfa

Da Redação