Renovação da Frota vai beneficiar 5,2 milhões de trabalhadores

O presidente Rafael Marques com o ministro Mauro Borges após a reunião em Brasília

O presidente do Sindi­cato, Rafael Marques, participou na quarta­-feira, dia 20, em Brasília, de reunião com o ministro Mauro Borges, do Desenvol­vimento, Indústria e Comércio Exterior, o MDIC, para prosse­guir os debates do Programa Nacional de Renovação da Frota de Caminhões.

“Foi um encontro bastante positivo e representou um pas­so decisivo para a implantação do Programa”, afirmou após o encontro que teve também a presença de representantes das demais áreas que elaboram a proposta (leia mais nesta página).

O ministro recebeu muito bem a proposta, elogiou sua abrangência e a forma como foi construída, estruturada e reunindo as diferentes enti­dades do setor. “Após 18 anos de apresentarmos a proposta, acredito que finalmente a Renovação da Frota vai sair”, comemorou Rafael.

“Apresentamos ao minis­tro aquela que é basicamente a versão final do projeto que começou a ser construído com sete entidades ligadas ao setor durante a 19ª Feira Nacional de Transportes, a Fenatran, no ano passado”, prosseguiu Rafael.

Depois se juntaram ao pro­jeto outras duas entidades, o Sindinesfa, Sindicato do Comércio Atacadista de Su­cata Ferrosa e Não Ferrosa do Estado de São Paulo; e o Simefre, Sindicato Interesta­dual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários.

“Um dos pontos de maior destaque deste estudo é que o setor emprega 5,2 milhões de trabalhadores em toda a cadeia produtiva – milhares deles na base dos Metalúrgicos do ABC – e representa 10% do Produto Interno Bruto, o PIB”, disse.

Ele destacou que a iniciativa tem impacto econômico direto na produção de caminhões e de autopeças, além de trazer um efetivo benefício ambien­tal e economizar combustível, melhorando a logística e tra­zendo maior eficiência para todo o setor de transporte brasileiro.

“Entre outras vantagens, a renovação da frota também abrirá a caminhoneiros autô­nomos a possibilidade de for­malização e acesso a financia­mentos que nunca chegaram a eles”, afirmou Rafael.

Por outro lado, as contribui­ções que a carteira assinada trará, somadas a maior arreca­dação de impostos provenien­tes do crescimento da venda de caminhões, compensarão as isenções fiscais que o projeto propõe.

Veja quem participou da reunião

Além do Sindicato, participam da elaboração do projeto a Anfavea, o sindicato das montadoras; Fenabrave, o sindicato das distribuidoras de veículos; Sindipeças, o sindicato das autopeças; Instituto Aço Brasil; CNT, Confederação Nacional dos Transportes; NTC, Associação Nacional de Transporte de Carga e Logística; Inesfa, Instituto Nacional das Empresas de Sucata de Ferro e Aço; Sindinesfa, o Sindicato do Comércio Atacadista de Sucata Ferrosa e Não Ferrosa do Estado de São Paulo; Simefre, Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários.

Da Redação