Réplica da sala de Lula, presidente de honra dos Metalúrgicos do ABC

Esta é a réplica da sala de Lula quando presidente do Sindicato de 1975 a 1981. A maioria dos itens aqui expostos é da época, com exceção apenas da pia e torneira do banheiro, além das lâmpadas de led, tomadas e interruptores. Com os móveis originais, a direção do Sindicato fez um trabalho de pesquisa para garantir cada detalhe. 

O sofá e as cadeiras da mesa de reunião, que antes estavam rasgados, foram reformados com os mesmos tecidos e cores. Dos originais, seguem os móveis, as calhas das luminárias – inclusive pintadas da mesma cor da época, cinza-elétrico –, os forros das paredes em madeira e o piso de taco, que foi lixado e polido.

A sala guarda outras curiosidades, como a poltrona que pertencia a Lula quando presidente do Sindicato, apenas reformada para garantir sua qualidade. Ao lado, dois telefones de disco nas cores cinza e verde e uma agenda telefônica em madeira. Do outro lado da sala, em cima do armário ficam a pasta que Lula usava, uma campainha usada para chamar a secretária, uma câmera fotográfica da época de filme de rolo, uma máquina de datilografar e a primeira câmera de vídeo trazida por Lula, então diretor do Sindicato e já com Jair Meneguelli na presidência, de uma viagem à Europa em 1983. Em 1984, criam o departamento de vídeo, que dá origem à TVT.

A partir da pesquisa para restauração da sala, foram encomendados azulejos para o banheiro iguais aos da época. E os vasos das plantas, artificiais, sendo inviável manter hoje com a sala fechada as naturais que requerem cuidados permanentes já que a sala não está aberta para visitação, apenas com autorização da direção. Tudo isso para garantir a preservação do ambiente. Confira as imagens:

Fique sócio! Você, trabalhador, é o Sindicato dentro da fábrica