Representação do Sindicato recebe na Mercedes jovens lideranças sindicais alemãs
Projeto ‘Aprender Juntos’ e Metalúrgicos do ABC trocaram informações sobre o processo de organização e sindicalização
Na última quarta-feira, 7, a representação do Sindicato na Mercedes, em São Bernardo, recebeu um grupo de jovens trabalhadores alemães integrantes do projeto ‘Aprender Juntos’. O programa, que tem parceria com o Sindicato desde a sua concepção nos anos 2000, promove intercâmbio de novas lideranças sindicais para propiciar o conhecimento de outros modelos de organização.
“Trata-se de um projeto que engloba os movimentos de base e de massa da classe trabalhadora, tanto na Alemanha quanto no Brasil, voltado para aprimorar o conhecimento e a ação organizativa nas bases’, detalhou o secretário de Relações Internacionais da CNM-CUT, Maicon Michel Vasconcelos, que recebeu a comitiva e fez uma explanação sobre história sindical.
De acordo com coordenador do CSE na fábrica, Amarildo Marques de Souza, o objetivo desse encontro foi, essencialmente, trocar informações sobre a realidade sindical alemã e a brasileira. “Convidamos um grupo de jovens na fábrica afim de incentivá-los a participar da vida sindical, já que, engajar a juventude é uma grande demanda nossa. A delegação alemã detalhou como funciona o processo de sindicalização, explicou como estão organizados dentro e fora das fábricas e também a lei que garante o direito à organização sindical”.
Já os trabalhadores brasileiros, conforme contou Amarildo, expuseram as dificuldades de organização, contaram sobre o início da formação da comissão de fábrica na Mercedes e destacaram os desafios enfrentado pelos Metalúrgicos do ABC.
O grupo também esteve no Centro Cultural Afro-Brasileiro Francisco Solano Trindade, na Escola Florestan Fernandes e segue uma programação no Brasil que inclui também uma visita à CUT.