Representação na Ford vai debater o futuro

CSE e o SUR vão traçar estratégias para continuar atraindo investimentos, enquanto a montadora fecha fábricas pelo mundo


Seminário vai planejar ações da representação na montadora, disse Colombo. Foto: Rossana Lana / SMABC

No momento em que a Ford invoca a crise econômica para fechar uma fábrica na Bélgica – com a demissão de 4.500 trabalhadores – e cortar 1.500 companheiros na Inglaterra, a unidade da montadora em São Bernardo caminha na direção contrária e anuncia novos investimentos, além do lançamento, inédito, de um veículo mundial feito na planta.

“Essas conquistas foram resultado de acordos fechados após intensa mobilização dos trabalhadores e muita negociação com a empresa”, destacou Rafael Marques, vice-presidente do Sindicato e trabalhador na montadora. “E tudo isso nos dá tranquilidade em relação ao futuro”, destacou.

Para avaliar os passos dados nos últimos tempos, entender melhor o momento da economia e planejar as ações para os próximos anos, os membros do CSE e do SUR na fábrica em São Bernardo realizarão dias 11, 12 e 13 próximos o Seminário de Planejamento da Representação dos Trabalhadores na Ford.

O evento contará com participações importantes, como o prefeito reeleito de São Bernardo, Luiz Marinho, e o prefeito eleito de Santo André, Carlos Grana, ambos ex-metalúrgicos.

“Será o momento de preparar os representantes para os desafios dos próximos anos, de estudar o cenário dentro e fora da fábrica e de aprender para dar mais subsídios à luta diária por melhores condições de trabalho”, afirmou Alexandre Colombo, coordenador geral da representação na montadora.

Lula e Dilma
“Com a chegada dos novos investimentos, temos que pensar como preparar a fábrica para os próximos anos e manter as condições que atraíram estes investimentos para trazer outros projetos para cá, além de gerar mais empregos”, disse Colombo.

Na opinião de Rafael, o balanço será importante porque tudo indica que os trabalhadores na Ford seguiram o caminho certo. “O melhor é que não foi apenas a companheirada na montadora que acertou. Ao eleger Lula e Dilma para a Presidência do País, a população brasileira escolheu dois governantes cujas políticas permitiram que conseguíssemos esses avanços”, avaliou.


Seminário de Planejamento – SUR/CSE – Programação

Dia 11 de dezembro 
9h – Abertura e apresentação proposta do Seminário de Planejamento – Alexandre Colombo (coordenador geral da Representação dos Trabalhadores na Ford).
9h15 – Análise da conjuntura política no Brasil – Paulo Vannuchi (ministro dos Direitos Humanos do governo Lula).
10h – Análise da Conjuntura Estadual e Regional – Rafael Marques (vice-presidente do Sindicato).
10h45 – intervalo
11h – Análise da administração municipal – prefeitos Luiz Marinho (São Bernardo) e Carlos Grana (Santo André).
12h30 às 14h – Almoço
14h – Avaliação do mandato
15h30 – Considerações sobre o Planejamento Estratégico – Projeto do mandato(norte).
16h – Pesquisa Formação
18h – Encerramento 

Dia 12 de dezembro
9h30 – Eleição dos desafios (principal destaque: nova geração na fábrica).
• Prioridades para o atual mandato
10h30 – ACE (Acordo Coletivo Especial)- Teonílio Monteiro da Costa (Barba) – diretor administrativo do Sindicato.
12h30 às 14h – Almoço
14h – Fernanda Ramos e Ana Rosa Cassiolari – Relações Trabalhistas Ford
14h30 – Diretrizes da empresa em 2012: Análise de dados do Setor automotivo no Brasil (mesa comporta por representantes da Ford e do Dieese).
16h – Trabalho em grupo
Definir grupos de trabalho por temas
• Comitê da cidadania • Transporte • Plano médico • Comunicação • Prestação de serviços • Saúde e Segurança • Formação • Coletivo Internacional 

Dia 13 de dezembro
9h – Detalhamento do plano por grupos temáticos:
• Metas
• Prazos
• Responsáveis
• Gestão do Plano
– Apresentação, votação e Gestão do Planejamento.
12h30 – Avaliação e Encerramento (Barba e Rafael)
CONFRATERNIZAÇÃO

Da Redação