Representação na Volks conquista sala para mulheres
Espaço aberto nesta semana será usado para encaminhar reivindicações específicas das companheiras, ampliando a participação feminina da categoria nas atividades ligadas a organização no local de trabalho
Representação abre sala para mulheres
O Comitê Sindical e a Comissão de Fábrica dos Trabalhadores na Volks conquistaram uma sala exclusiva para ouvir e encaminhar as reivindicações das companheiras na empresa.
“O universo masculino, preponderante na fábrica, acaba se reproduzindo nas salas da comissão”, explica Michele Marques da Silva, diretora do Sindicato e trabalhadora na VW, para justificar a criação do espaço.
“Por este motivo, muitas vezes as companheiras não se sentem à vontade para nos procurar e apresentar questões relacionadas aos seus direitos trabalhistas e sociais”, prossegue.
O número de mulheres trabalhando na Volks cresce a cada ano e elas estão presentes em todos os setores, principalmente nas prestadoras de serviço.
Na mesma proporção, constata Michele, crescem também os problemas que elas enfrentam.
Inauguração da sala contou com a presença de trabalhadoras da Volks e de outras empresas
Avanço
“A gente percebe que as trabalhadoras se sentem receosas em relatar alguns dos seus assuntos aos homens. Com a sala, esperamos facilitar o acesso”, afirma Michele.
A companheira Olga Irene do Nascimento, ex-integrante da Comissão de Fábrica, conta que, no passado, as trabalhadoras na Volks chegaram a sofrer perseguição por engravidar. “Meninas fazerem o curso do Senai, então, nem pensar”, diz Olga.
Essa situação mudou bastante. A própria Michele entrou na montadora pelo Senai, devido à luta do Sindicato por igualdade.
“A sala vai aproximar as companheiras da representação e esperamos o apoio de todas para, juntas, avançarmos na luta por igualdade. A inauguração da sala no mês da mulher tem esse simbolismo”, conclui Michele.
A sala fica na ala 5, lado São Paulo, terceiro andar, com plantão das 12h às 17h.
O endereço eletrônico é mulheresvw@smabc.org.br