Representação sindical: Plebiscito na Eluma é semana que vem
Depois de anos de luta, os companheiros na Eluma conseguiram a realização de um plebiscito para decidir a sua representação sindical. A escolha será feita dia 4 na fábrica de Capuava e dia 6 na fábrica de Utinga e trabalhadores de todos os turnos deverão votar.
No plebiscito, eles irão escolher se querem continuar representados por um grupo de ex-diretores que desde 1996 tenta na Justiça refundar o antigo Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André ou se preferem a representação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Plebiscitos semelhantes já foram realizados em várias outras fábricas na região (todos favoráveis ao nosso Sindicato), já que esse mesmo grupo de ex-diretores, que tem o apoio da Força Sindical, se recusa a fazer um plebiscito em toda a categoria.
“Os companheiros na Eluma nunca tiveram a oportunidade de serem ouvidos sobre o assunto. Por isso, fizeram um abaixo-assinado e criaram um clima de pressão para que pudessem escolher qual sindicato deve representá-los”, disse o coordenador da Regional Santo André, Geovane Correa (foto).
Segundo ele, o pessoal na fábrica percebeu há muito tempo que essa tentativa de racha é prejudicial, porque enfraquece a categoria. “O acordo de PLR do ano passado, por exemplo, foi muito mal feito, já que o pagamento foi proporcional ao salário. Nos acordos feitos por nós, os valores são iguais para todos, sem distinção”, afirmou Geovane, listando também outros acordos da Força Sindical que desagradaram os companheiros.
Um dos acordos foi na campanha salarial que transfere a data-base para janeiro, pois o reajuste nunca vem em novembro. Outro é a perda da estabilidade até a aposentadoria para quem sofre acidente ou é portador de doença do trabalho.