Representantes de países africanos conhecem os programas sociais do Brasil

O objetivo é envolver organizações da sociedade civil brasileira e africana em futuros projetos de cooperação técnica do Brasil com a África

Durante esta semana, representantes de governos e de organizações sociais de 12 países africanos estão conhecendo programas sociais do governo brasileiro. A ação faz parte das atividades do programa “África-Brasil: participação social e cooperação internacional”, organizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República em parceria com a SEPPIR.

O objetivo do programa é envolver organizações da sociedade civil brasileira e africana em futuros projetos de cooperação técnica do Brasil com a África. Participam do programa organizações sociais, governos e centrais sindicais da Angola, Marrocos, Zimbábue, África do Sul, Malawi, Moçambique, Namíbia, Costa do Marfim, Quênia, Nigéria, Senegal, Cabo Verde e Guiné Bissau.

Nesta quarta-feira (4), foram apresentados no auditório do Anexo 1 do Palácio do Planalto, programas de inclusão social, segurança alimentar e promoção da igualdade; de formação profissional; as políticas sindicais e para a juventude. Representantes de organizações sociais, governos e centrais sindicais da África expuseram a realidade de cada país. O secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Adoniran Sanches, falou sobre políticas para o fortalecimento da agricultura familiar.

O secretário adjunto da SEPPIR, Eloi Araujo, apresentou os programas desenvolvidos pelo Governo Federal no campo da promoção da igualdade racial. Ele ressaltou que pela primeira vez um governo brasileiro assumiu a promoção da igualdade racial. “Nunca, na história do país, houve registro de tantos negros na universidade”. Das 434 mil bolsas concedidas pelo ProUni, 45% foram ocupadas por jovens negros.
                                         
Abertura
Na tarde da última terça-feira (03), os ministros da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, e da Igualdade Racial, Edson Santos, participaram da abertura das atividades do programa no Salão Leste do Palácio do Planalto. O evento foi prestigiado por representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE) da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), além de representantes dos governos locais, das organizações não-governamentais e das centrais sindicais da delegação africana.

O evento prossegue até a próxima sexta-feira (6) quando será realizada uma visita aos ministérios e órgãos do Governo Federal.

Do Em Questão