Representantes de universidades norte-americanas visitam Diadema para conhecer políticas nas áreas de habitação, segurança e saúde
Alunos de Harvard, Massachusets Institute of Technology (MIT), Universidade de Nova York e Universidade de Yale, entre outras, pesquisam políticas bem-sucedidas nas áreas de desenvolvimento urbano e sustentabilidade ambiental
Diadema receberá a visita de 35 universitários de renomadas instituições dos Estados Unidos na próxima segunda-feira, dia 16, a partir das 10h. Os universitários fazem parte do programa “Cities in the 21st Century”, organizado pelo International Honors Program, que realiza um estudo comparativo em diferentes cidades do mundo e examina as questões globais do século 21.
O grupo é composto por alunos entre 20 e 22 anos que saíram de Nova York, visitam São Paulo, Diadema, Itapeva, Ponta Grossa e Curitiba, seguem para Cidade do Cabo, na África do Sul e Hanoi, no Vietnã. Os alunos representam instituições como, por exemplo, Universidade de Harvard, Massachusets Institute of Technology (MIT), Universidade de Nova York e Universidade de Yale.
O grupo realiza trabalho nas áreas de Planejamento Urbano e Sustentabilidade Ambiental, Políticas Urbanas e Desenvolvimento, Cultura e Sociedade das cidades do mundo, e Pesquisas Urbanas Contemporânea: Problemas e Soluções. Os interesses do grupo em Diadema são o contexto político de Diadema e região, o processo de diminuição de violência no município e governança metropolitana de São Paulo em relação a outras cidades
Na ocasião serão apresentados dados sobre o município e as políticas públicas nas áreas de Habitação, Saúde e Segurança. Ainda no mesmo local, conhecerão o trabalho realizado na Central Integrada de Videomonitoramento.
O equipamento concentra as imagens das 46 câmeras de segurança espalhadas pela cidade. A iniciativa é uma das ações da política de prevenção à violência adotada no município e reconhecida nacional e internacionalmente pelos resultados positivos alcançados.
Em seguida percorrerão a cidade para conhecer ações de urbanização de favelas. Serão visitados o Núcleo Habitacional Vila Popular e o trabalho do PAC Naval no Serraria.
O grupo almoçará no Restaurante Popular, que serve diariamente 1.200 refeições ao custo de R$ 1. Às 14h, os visitantes seguem para a Unidade Básica de Saúde Vila São José e terminam a visita na Casa do Hip Hop, que fica no Centro Cultural Canhema.
Da Prefeitura de Diadema