Representantes dos trabalhadores na Ford reúnem-se em Detroit
Entre os dias 20 e 21 de julho, representantes dos trabalhadores na Ford na América do Sul, América do Norte, Europa, África e Oceania, que constituem o grupo que luta pela constituição da rede mundial de trabalhadores na montadora, reuniu-se com representantes da fabricante de veículos em Detroit, nos Estados Unidos, para debater assuntos comuns aos metalúrgicos que atuam na empresa. O secretário-geral da CNM/CUT, João Cayres, foi o representante da América do Sul no encontro.
Após os dois dias de conversas, os trabalhadores chegaram a um entendimento comum com a Ford em dois assuntos relevantes. A implantação de um Acordo Marco Internacional e a implementação de um procedimento de consulta e informações regulares e oficiais entre a rede de trabalhadores e a empresa. “As pautas serão acordadas em uma redação comum entre as partes nos próximos três meses”, disse Cayres.
Os trabalhadores aguardam o retorno oficial da empresa e quais modificações a montadora solicitará. Segundo outro participante do encontro, Georg Leutert, “por mais otimista que eu esteja com este acordo, sei que não será fácil chegar a um consenso.”
Os trabalhadores terminam o encontro com o sentimento de que a constituição de uma rede é viável e os encontros realizados foram fundamentais neste processo. “A reunião em Detroit foi mais um passo neste sentido”, finalizou Cayres.
Valter Bittencourt – Imprensa CNM/CUT