Representantes na Scania participam de seminário de planejamento

Os integrantes do Sis­tema Único de Re­presentação, o SUR, na Scania, participam desde a última quarta-feira, 30, do Seminário de Planejamento, no Centro de Formação Celso Daniel do Sindicato, que se encerra hoje.

Durante três dias, os di­rigentes debatem os princi­pais desafios desse mandato, planejam as ações e recebem formação sobre as questões que preocupam a categoria na atual conjuntura econômica e política.

Organizado pelo Depar­tamento de Formação do Sindicato, a atividade contou também com a participação do Departamento Intersindi­cal de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, o Dieese.

“O maior desafio para este mandato é definir como va­mos organizar a base. A nova geração que está hoje na fá­brica tem um perfil crítico, questionador e apesar de ter mais tempo escolar que as ge­rações anteriores, não viveu as lutas que foram fundamentais para as conquistas de muitos direitos. Vamos ter que enten­der essa geração para fazer o trabalho de base”, alertou o secretário-geral do Sindicato, Aroaldo Oliveira da Silva.

“Não podemos só focar na particularidade de cada empresa e esquecer o todo. O Sindicato é um monte de engrenagem e um só motor. O que acontece no dia a dia da Scania influencia toda a categoria”, ressaltou.

“A unidade será a palavra chave. O trabalhador na fábri­ca nos vê como representante do Sindicato, independente do setor, por isso temos que ser coerentes”, afirmou o co­ordenador da representação na Scania, Regis Guedes.

“Precisamos estar alinha­dos para fazer o enfretamen­to dos problemas que virão também de fora para dentro e tem muita coisa por vir”, acrescentou.

As atividades envolveram também dinâmicas reflexivas para quebrar o individualis­mo e promover a confiança e integração.

Da Redação.