Reprovado acordo de PLR em assembleia na Luster
Sindicato aguarda retorno da empresa para retomada das negociações e chamou trabalhadores para mobilização pela Campanha Salarial
Em São Bernardo, os trabalhadores na Luster reprovaram por unanimidade a proposta de PLR (Participação nos Lucros e Resultados), apresentada pela direção da empresa, em assembleia na manhã de ontem na fábrica. Segundo o coordenador de área, Sebastião Gomes de Lima, o Tião, o Sindicato aguarda retorno da empresa para retomada das negociações.
“Precisamos melhorar a proposta e garantir um valor que contemple todos os companheiros na fábrica”, avisou o dirigente. “Caso a Luster não chegue a um acordo sobre a PLR, retornamos à assembleia para os encaminhamentos necessários. Atenção: ter unidade e ser sócio do Sindicato são as ações mais importantes neste momento, para fortalecer as mesas de negociações e avançar em mais conquistas”.
Durante a assembleia, Tião lembrou que a base dos Metalúrgicos do ABC está em mobilização permanente pela Campanha Salarial este ano. “A Luster pertence ao Grupo 2 [Sinaees e Sindimaq], com uma das bancadas patronais mais resistentes para conversar e apresentar uma proposta. Não podemos baixar a guarda, é hora de buscar a reposição do INPC, aumento real, renovação das cláusulas sociais das Convenções Coletivas de Trabalho, além da redução da jornada sem redução de salário e redução da taxa de juros”.
A Campanha Salarial em 2024 tem como slogan “Unidade e Luta – Vamos Conquistar a Nossa Parte”. Desde setembro de 2023, os metalúrgicos tiveram 3,33% de perdas salariais com a inflação. Os dados são do Dieese de acordo com resultado do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de maio de 2024.