Requisição de Seguro-Desemprego mais ágil
A empresa poderá passar as informações necessárias à liberação do benefício ao MTE no mesmo dia em que a dispensa do trabalhador for efetivada
Para melhorar o atendimento ao trabalhador e agilizar o processo nas empresas, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) desenvolve o Módulo Seguro Desemprego Web – Empregador (SDWEB). A fase de testes aconteceu de junho a outubro no Distrito Federal e envolveu 71 empresas.
O sistema vai acelerar o processo de requisição do Seguro-Desemprego, já que a empresa poderá passar as informações necessárias à liberação do benefício ao MTE no mesmo dia em que a dispensa do trabalhador for efetivada. Os resultados do projeto piloto estão sendo avaliados para que o sistema informatizado seja estendido gradualmente em todo o Brasil. Ainda não há prazos para a implantação.
Atualmente, os formulários são adquiridos em papelarias e preenchidos manualmente. De posse deste documento, o ex-empregado dirige-se até uma unidade do MTE e faz a solicitação para o recebimento do seguro-desemprego.
Módulo SDWEB – Empregador
O novo modelo permite que o empregador registre e imprima a informação e a encaminhe ao MTE pela internet.
Com o sistema informatizado o atendente da unidade do MTE não precisará digitá-lo novamente, o que facilita o atendimento e diminui o tempo de espera do trabalhador. Também diminuirá a preocupação com requerimentos fraudulentos, pois os documentos serão transmitidos pela internet, com a utilização da Certificação Digital. O novo sistema vai dinamizar o processo de pré-triagem da documentação, melhorar o atendimento e agilizar a concessão do benefício.
Do Em Questão