Reservas do Brasil são maiores que dívida externa
"O Brasil saiu do cheque especial". Foi assim que o ministro da Fazenda Guido Mantega se referiu ao fato de as reservas brasileiras em dólar serem maiores que a dívida externa.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, comemorou o fato das reservas internacionais do Brasil superaram a dívida externa. “Isso dá ao País tranquilidade para enfrentar crises no mercado internacional e permite o crescimento sustentado da economia”, explicou.
Mantega informou que a dívida chegou a 63 bilhões de dólares, enquanto as reservas alcançaram 64 bilhões de dólares. “O Brasil saiu do cheque especial e já tem crédito. Essa é uma situação bem confortável”, afirmou.
As reservas de um país funcionam como a conta que um trabalhador abre no banco e deposita suas economias para pagar as dívidas.
Também como acontece com qualquer pessoa, quando a dívida do país é maior que o dinheiro da conta (reservas), é necessário arranjar grana. Se as reservas superam as dívidas isto não acontece mais. Ou seja, não precisa pegar dinheiro emprestado. Por isso Mantega falou que o Brasil saiu do cheque especial: as reservas estão maiores que a dívida.
Segundo o ministro, este resultado foi alcançado pela política econômica responsável, séria e conseqüente seguida pelo governo.
“Isso coloca o Brasil no conjunto dos países sérios. É por isso que o risco-país cai e o Brasil tem condição de desenvolvimento. A população sente o resultado na estabilidade dos preços e da inflação e na distribuição de renda”, afirmou Mantega.