Responsabilidade Social Empresarial e Negociação Coletiva

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A ISO 26000, a Norma Internacional de Responsabilidade Social, aprovada em 1º de novembro 2010, no Encontro de Copenhague, na Dinamarca que reuniu 300 especialistas representando empresas, trabalhadores, governos, ONGs, consumidores, consultores e acadêmicos, “expressa o desejo e o propósito das organizações em incorporarem considerações socioambientais em seus processos decisórios e a responsabilizar-se pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente”.

Um dos pilares da Norma é o cuidado com os trabalhadores garantindo o respeito aos direitos fundamentais do trabalho, que incluem o respeito ao direito do exercício da atividade sindical e da negociação coletiva.

Na contramão da noção de responsabilidade social, muitas empresas continuam criando obstáculos aos sindicatos para exercerem o seu papel como representantes dos trabalhadores, tanto no cotidiano da ação sindical no local de trabalho, como nos processos de negociação coletiva.

A democracia duramente conquistada pelo povo brasileiro precisa contemplar os anseios da classe trabalhadora por uma sociedade mais justa com trabalho digno. Nossa história tem demonstrado que esses objetivos são alcançados quando os trabalhadores estão organizados e mobilizados para reivindicar e lutar pelos seus direitos através dos seus sindicatos. Nunca é demais repetir, que enfraquecer os sindicatos é fragilizar a democracia. Os sindicatos surgiram para lutar contra a exploração da mão de obra assalariada, transformada em mercadoria no capitalismo. No transcorrer das lutas, os trabalhadores perceberam que seus direitos só poderiam ser efetivados se a democracia fosse ampliada e realmente refletisse os anseios populares.  Essa tem sido a luta da classe trabalhadora nos últimos 200 anos.

Departamento de Formação