Resultado das eleições para nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC sai nesta quinta-feira (24)

Chapa única encabeçada por Sérgio Nobre deve obter mais de 95% de aprovação da categoria

A nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC deve ter sua eleição confirmada com quase 100% de aprovação dos trabalhadores que votaram neste segundo turno. Dos 50 mil eleitores com direito a voto, entre 70% e 75% foram às urnas votar na chapa única encabeçada pelo metalúrgico da Mercedes-Benz, Sérgio Nobre, que presidirá o Sindicato em substituição a José Lopez Feijóo.

A perda estimada de votos (nulos, em branco) deve variar entre 1% e 4%. O que garantirá à chapa mais de 95% dos votos válidos. Índice que confere à nova diretoria grau máximo de representatividade.

A votação termina às 23h desta quarta-feira (23). A apuração acontece nesta quinta-feira (24), com resultado previsto para 16h. No primeiro dia (22), a votação atingiu 60% do total.

Cento e duas urnas estiveram à disposição dos eleitores, 61 delas instaladas nas montadoras e grandes empresas de autopeças, e outras 41 itinerantes. A Volkswagen concentrou o maior número de urnas, 17.       

Para Sérgio Nobre, o modelo de eleição adotado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC é o mais democrático. “Gostaria que todos os trabalhadores do Brasil pudessem escolher seus representantes sindicais no seu próprio local de trabalho, em dois turnos, de forma democrática e transparente”, afirmou.

A nova diretoria, eleita para três anos de mandato, é composta por 27 nomes (lista abaixo) e nenhum deles ocupou antes os cargos aos quais concorrerão nesta eleição.  No início de março, os metalúrgicos escolheram diretamente seus representantes nos locais de trabalho por meio dos CSEs (Comitês Sindicais de Empresa), modelo de escolha (utilizado já pela quarta vez consecutiva) que fortalece a organização sindical dentro das empresas e garante representatividade aos diretores. No primeiro turno, 50 mil trabalhadores votaram para escolher os Comitês Sindicais em 95 empresas. 

A composição da chapa

Sérgio Nobre (Mercedes)
Rafael Marques (Ford)
Wagner Santana (Volks)
José Paulo Nogueira (Panex)
Teonílio Monteiro da Costa (Ford)
David Carvalho (TRW)
Francisco Duarte de Lima (Volks)
Moisés Selerges Júnior (Mercedes)
José Mourão da Silva (Faparmas)
Juarez Barros, Buda (Magneti Marelli)
Daniel Calazans (Scania)
José Carlos de Souza (Toyota)
Carlos Alberto Gonçalves (Magneti Marelli)
Mauro Soares (Federal Mogul)
Genildo Dias Pereira (Otis)
Andréa Ferreira de Sousa (Apis Delta)
Claudionor Vieira do Nascimento (Delga)
José Inácio de Araújo (Dana Industrial)
Hélio Honorato, Helinho (Volks)
Marcelo Donisete Bernardo (Volks)
Ronaldo Souza (Volks)

Conselho Fiscal

Paulo Cayres (Ford)
Michelle da Silva (Volks)
Walter de Souza Filho (Mercedes)
Raimundo Domingos Silva (Mercedes)
Ana Nice Martins (Panex)
Amarildo Sesário de Araújo (Mahle)