Resultados são positivos

As campanhas salariais das principais categorias com data-base no segundo semestre tiveram resultados bastante positivos e os acordos vão servir de referência para categorias menos organizadas.

“As grandes categorias sempre serviram como referência, tanto para as demais categorias como para a própria Justiça do Trabalho”, diz José Silvestre Prado de Oliveira, supervisor do Dieese.

“A campanha foi extremamente positiva e conseguimos fechar os melhores acordos dos últimos dez anos”, afirmou José Lopez Feijóo, presidente do Sindicato.
Químicos e petroleiros

Os químicos, com data-base em novembro, receberam a proposta de 8%, que inclui aumento real entre 1,8% e 2%, dependendo da inflação de outubro. A categoria tenta melhorar a proposta fazendo luta por empresas.

No caso dos petroleiros, os sindicatos aceitaram a contraproposta da Petrobrás, que manteve o índice de 7,8%, mais a elevação de um nível salarial para os companheiros na ativa, o que totaliza aumento de 12,1%.