Retrospectiva 2022: Valeu a luta
Confira os destaques de 2022 dos Metalúrgicos do ABC na retrospectiva da Tribuna Metalúrgica.
JANEIRO
29/jan
Moisés assume a presidência
Em cerimônia na Sede, Moisés Selerges tomou posse como presidente dos Metalúrgicos do ABC. O evento contou com a participação do ex-presidente Lula, da presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, do presidente nacional da CUT, Sérgio Nobre, e do presidente estadual do PT-SP, Luiz Marinho. Outras lideranças sindicais e políticas participaram de forma virtual.
Na primeira edição do ano, a Tribuna divulgou editorial destacando que 2022 começou com alta carga de otimismo, com votos e desejos de boas novas, promessas de mudanças e a sensação de recomeço e esperança.
Preocupado com a situação, o Sindicato alertou que a indústria brasileira chegou a novembro de 2021 com seis meses de quedas na produção, marcando uma redução de 20% desde 2011, segundo o IED (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial).
29/jan
Wagnão deixa presidência
A Tribuna divulgou o último “Fala, Wagnão”, no qual o então presidente Wagner Santana, que deixou o cargo para assumir novos desafios em defesa da classe trabalhadora, destacou os principais pontos do mandato e enalteceu a disposição de luta da categoria. “Deixo a presidência do Sindicato com a sensação de dever cumprido”.
27/jan
Crise dos semicondutores
O Sindicato analisou que a crise dos semicondutores poderia gerar paralisações e agravar a desestruturação da indústria nacional ao longo do ano. No Brasil, outros produtos também estavam em falta e prejudicaram a produção de veículos.
21/jan
Variante Ômicron
O Sindicato alertou para infecções recorde de Covid-19 e reforçou a importância da vacinação e de manter os cuidados. Os testes nas farmácias estavam em falta, as redes de saúde, sobrecarregadas, e trabalhadores contaminados afastados nas empresas.
25/jan
População em situação de rua
Matéria da Tribuna detalhou que o Movimento Nacional da População de Rua apontava que o número de pessoas nessas condições era muito maior do que o divulgado por pesquisa, que revelava aumento de 31% só na cidade de São Paulo.
FEVEREIRO
5/fev
Justiça por Moïse
Contra o racismo, a xenofobia, a violência e pelo direito do trabalhador, os Metalúrgicos do ABC se juntaram a milhares de pessoas, no ato #JustiçaporMoïse, realizado na Avenida Paulista. O jovem congolês Moïse Kabagambe foi espancado até a morte em um quiosque na Barra da Tijuca (RJ) ao cobrar pagamento pelos dias trabalhados.
A direção da Mercedes comunicou ao Sindicato férias coletivas para 600 trabalhadores em março devido à falta de componentes eletrônicos. O Sindicato destacou que a decisão evidencia a necessidade urgente de política industrial.
A FEM/CUT celebrou três décadas de existência em defesa dos direitos da categoria. Para marcar a data e destacar a importância daqueles que contribuíram ao longo desse período, foi realizado um encontro online.
3/fev
Seminário sobre política industrial
O diretor executivo do Sindicato, Aroaldo Oliveira da Silva, destacou a necessidade da retomada da indústria no seminário ‘Travessia, Resistência e Esperança’, promovido pelas lideranças do PT na Câmara e no Senado, em Brasília.
18/fev
Retorno ao trabalho na Volks
Cerca de mil trabalhadores na Volks, que estavam em layoff desde novembro do ano passado devido à falta de componentes, retornaram antecipadamente aos postos de trabalho em decisão negociada com o Sindicato.
23/fev
Conquista do voto feminino
A Comissão das Metalúrgicas do ABC participou, na Câmara de São Bernardo, da atividade que comemorou os 90 anos do voto feminino, a mudança no código eleitoral de 1932 que permitiu que as mulheres pudessem votar.
22/fev
Comitês de luta
O presidente da CUT, Sérgio Nobre, lançou os “Comitês de Luta em Defesa da Classe Trabalhadora, pela Vida e Democracia”, em uma live, com objetivo de debater e dar respostas à crise no Brasil, com organização e solidariedade nos locais de trabalho, bairros e comunidades.
Desafios econômicos
Os Metalúrgicos do ABC participaram de um seminário do programa “Avança ABC” para diagnosticar os desafios econômicos e a cadeia produtiva da região, traçando um panorama da situação atual e do futuro da indústria em defesa da retomada econômica.
MARÇO
Dia Internacional da Mulher
No Dia Internacional da Mulher o Sindicato exibiu o curta metragem “Chão de Fábrica”, que conta a história de quatro trabalhadoras metalúrgicas, em São Bernardo, no final da década de 1970. As cenas foram filmadas onde funcionava a Karmann-Ghia. A diretora Nina Kopko conversou com a Tribuna sobre o processo de produção.
O Sindicato participou do ‘Ato Pela Terra, Contra o Pacote da Destruição’, em Brasília. O pacote favorece a grilagem de terras, liberação de agrotóxicos, anulação do licenciamento ambiental, entre outros.
A Tribuna alertou para o alto índice de endividamento no país, com 76% das famílias endividadas, segundo o Dieese. O maior gargalo era o cartão de crédito com taxa de juros rotativo de 346,31% ao ano.
3/mar
Doação de livros
A Escola “Dona Lindu” fez uma doação de 405 livros infantis ao Centro Cultural Afro-Brasileiro Francisco Solano Trindade. As obras estavam no acervo da Escola e passaram a fazer parte do dia a dia das crianças atendidas pelo projeto.
7/mar
Guerra Rússia X Ucrânia
O ex-ministro das Relações Exteriores nos governos Lula, o diplomata Celso Amorim, participou da reunião do Conselho da Executiva e explicou a guerra entre Rússia e Ucrânia. Ele afirmou “Não temos dúvidas de que somos contra a guerra”.
24/mar
Assembleia na Mercedes
Trabalhador na Mercedes, Moisés Selerges, fez sua primeira assembleia na montadora, após assumir a presidência do Sindicato. Além de lembrar sua trajetória, destacou os desafios do mandato, a importância do respaldo dos trabalhadores e a situação da empresa.
12/mar
Um ano das cozinhas solidárias
Diretores do Sindicato participaram da atividade de um ano das Cozinhas Solidárias do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), no Montanhão, em São Bernardo. O projeto foi criado para ajudar a combater a fome.
15/mar
Visita na Arteb
O presidente do Sindicato, Moisés Selerges, visitou a Arteb, em São Bernardo, e conheceu o farol de LED com tecnologia exclusiva da empresa, com expectativa de empregos e recuperação graças à luta dos trabalhadores.
ABRIL
7/abr
Luta na Toyota
Indignados e na luta pela permanência da Toyota em São Bernardo, os trabalhadores se reuniram em plenária no Sindicato e, em seguida, saíram em passeata pela Rua Marechal Deodoro até a Praça da Matriz. No ato, Sindicato alertou a população sobre os impactos do fechamento da fábrica.
A direção da Mercedes anunciou férias coletivas para mais de cinco mil trabalhadores das áreas de caminhões, ônibus e agregados, em função da falta de componentes eletrônicos, principalmente de semicondutores.
Os Metalúrgicos do ABC foram surpreendidos pela direção da Toyota, que comunicou decisão de encerramento das atividades em São Bernardo. O Sindicato realizou assembleia na fábrica para dialogar com os trabalhadores.
6/abr
Aviso de greve na Toyota
Reunidos em assembleia com o Sindicato, os trabalhadores na Toyota aprovaram a entrega do aviso de greve e o estado permanente de mobilização contra o fechamento da fábrica. Como forma de protesto, houve paralisação dos três turnos.
12/abr
Contra a importação de ônibus elétricos
Os Metalúrgicos do ABC realizaram panfletagens e assembleias na Scania e Mercedes para mobilizar os trabalhadores contra a decisão do governo de importar mais de 3.000 ônibus elétricos da China e gerar mais desemprego no Brasil.
14/abr
Pauta da classe trabalhadora
Na defesa de propostas para a geração de empregos, direitos e democracia, o Sindicato participou da entrega da Pauta da Classe Trabalhadora a Lula, então pré-candidato a presidente. O documento foi elaborado pela CUT e demais centrais.
12/abr
Encontro entre Haddad e sindicalistas
O Sindicato participou de encontro na CUT com Fernando Haddad, então pré-candidato ao governo do estado. A atividade reuniu representantes da CUT-SP, das centrais sindicais e dirigentes de várias entidades.
30/abr
Novo coordenador
O trabalhador na Mercedes, Clayton Willian, o Ronaldinho, assumiu a coordenação da Comissão de Igualdade Racial e Combate ao Racismo. Foi realizado o 1º encontro do Coletivo de Igualdade Racial dos trabalhadores na Mercedes.
MAIO
6/mai
Pauta da Campanha Salarial
A categoria lotou a Sede para apreciar a pauta da Campanha Salarial 2022 apresentada pela FEM/CUT. A pauta, cujo tema é “Juntos pela Reconstrução dos Direitos, dos Salários, da Democracia e do País”, foi aprovada por unanimidade pelos trabalhadores.
A unidade da classe trabalhadora e das centrais sindicais marcou o retorno presencial dos atos de 1º de Maio. Em São Paulo, sindicalistas, políticos e artistas defenderam um país melhor para todos e todas.
A Tribuna trouxe matéria sobre a MP 1113 para alertar sobre mais esse ataque aos direitos dos trabalhadores vítimas de acidentes de trabalho e doença ocupacional. A Medida pode acabar com o auxílio-acidente.
12/mai
63 anos de história
O Sindicato celebrou 63 anos com aqueles que sempre estiveram juntos na luta. O presidente dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges, agradeceu aos que construíram a história e ressaltou que os CSEs são a essência do Sindicato.
18/mai
Futuro da Indústria no ABC
Os Metalúrgicos do ABC participaram do seminário ‘Futuro da Indústria no ABC’ organizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC na USCS. Atividade reuniu gestores públicos, sindicatos, universidades e empresários.
27/mai
Comitê de Luta
Os Metalúrgicos do ABC lançaram um Comitê de Luta na Sede, com a coordenação do CSE na Dura Automotive, André Nascimento, o Cabelo. Os Comitês lançados pela CUT têm por objetivo organizar a luta por um Brasil melhor.
4/mai
Férias coletivas na Volks
A falta de peças e componentes para finalizar a produção de veículos afetou mais uma montadora da base. A direção da Volks anunciou férias coletivas para cerca de 2.500 trabalhadores durante 20 dias.
12/mai
Contratações na Mercedes
Após reivindicação do Sindicato, a Mercedes anunciou 350 contratações. Em assembleia, o Sindicato também informou aos trabalhadores sobre o índice do reajuste pela inflação e a data de pagamento da PLR, garantidos em acordo.
JUNHO
3/jun
Acordo na Toyota
Após todos os esforços pela manutenção da planta da Toyota em São Bernardo e diante da intransigência da empresa, os trabalhadores aprovaram a proposta negociada pelo Sindicato com as condições de transferência e abertura de PDV.
Em meio ao caos social no Brasil, o Sindicato lançou a nova campanha de solidariedade contra o frio e contra a fome. No dia 11, recebeu o padre Júlio Lancelotti, coordenador da Pastoral do Povo de Rua.
O Sindicato apresentou a medida de redução de jornada com redução de salário para passar pelo período de crise de componentes. Mesmo com a alta demanda, faltavam peças e componentes para finalizar os veículos.
2/jun
Sindicato recebe governo argentino
A Tribuna divulgou o encontro da diretoria do Sindicato com representantes do governo argentino, entre eles o embaixador Daniel Scioli, o cônsul-geral da Argentina, Luis Maria Kreckler, e o prefeito de La Matanza, Fernando Espinoza.
3/jun
Pauta de Campanha Salarial é entregue
Os dirigentes dos 13 sindicatos que compõem a FEM/CUT (Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT) entregaram a pauta de reivindicações dos trabalhadores para as bancadas patronais.
16/jun
Acolhimento de pessoas em situação de rua
Os Metalúrgicos do ABC iniciaram o acolhimento de pessoas em situação de rua, oferecendo abrigo, alimentação, banho e dignidade. A ação ocorreu no Espaço Celso Daniel, ao lado da Sede, e integrou as campanhas contra o frio e contra a fome.
10/jun
Retirada de direitos
Decisões da justiça confirmaram a retirada de direitos aprovada na reforma Trabalhista, como o fim da ultratividade (garantia que um acordo permanecesse em vigor até um novo acordo) e o negociado sobre o legislado (permite limitar ou restringir direitos na negociação).
23/jun
Presidência da Agência de Desenvolvimento
O diretor executivo dos Metalúrgicos do ABC, Aroaldo Oliveira da Silva, foi reconduzido ao cargo de presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC para mandato de dois anos.
JULHO
22 e 23/jul
Arraiá dos Metalúrgicos
Em frente à Regional Diadema, o tradicional Arraiá dos Metalúrgicos do ABC chegou a 22ª edição após dois anos sem o evento por conta da pandemia. Teve muita animação, shows, quadrilha improvisada, comidas típicas, além do tom político, com a defesa da democracia e de mudança nos rumos no país, com mais emprego, renda, comida na mesa, cultura e lazer.
Os trabalhadores na Karmann-Ghia receberam os valores gerados pelo abandono e falência da empresa após seis anos de luta. O processo foi marcado por muita luta, resistência e solidariedade para garantir os direitos.
O 4º Festival Rock ABC balançou o concreto na Praça da Moça, em Diadema, com shows das bandas Plebe Rude, Bluemore, Atropelo e Kandahara. O evento foi realizado com público após duas edições em formato virtual.
2/jul
Encontro de Gerações na Mercedes
O 2º Encontro de Gerações na Mercedes reuniu ex e atuais dirigentes sindicais, que relembraram histórias da trajetória de luta e organização dos trabalhadores na fábrica e também projetaram ações para o futuro.
15/jul
Conquista na Fris Moldu Car
Após 15 anos de lutas e batalhas judiciais, saiu a indenização dos trabalhadores na Fris Moldu Car, em São Bernardo. A falência tinha sido decretada em 2013, com imóvel e maquinário leiloados em 2015.
30/jul
Engrenagem cultural
O Sindicato lançou o projeto cultural com o objetivo de divulgar, apoiar e fomentar a arte produzida pelos trabalhadores na base e promover agendas culturais. Metalúrgicos mostraram seus talentos no sarau que marcou o lançamento da Engrenagem.
1/jul
Doações contra a fome e o frio
A campanha de solidariedade do Sindicato recebeu doações de trabalhadores e empresas. A Continental Parafusos doou 50 cestas básicas por mês desde março. Na Rassini, os trabalhadores doaram cobertores e a empresa dobrou a arrecadação, total 1.668 cobertores.
12/jul
Contra a violência
Em editorial contra a violência e a intolerância, em defesa da vida e da democracia, o Sindicato reforçou a luta pela paz, esperança, respeito e pediu justiça pelo assassinato do guarda municipal Marcelo Arruda.
AGOSTO
Lançamentos livro e documentário
O ex-presidente Lula participou no Sindicato dos lançamentos do livro “Quatro décadas com Lula: O poder de andar junto”, de Clara Ant, e do documentário “Lula: Bastidores da Vitória”, de Luciana Sérvulo. Na ocasião, Lula criticou a situação da classe trabalhadora, o desmonte da CLT, retirada de direitos, aumento da fome e da miséria no país.
O Sindicato participou de ato que marcou a resistência e a luta em defesa da democracia e das eleições livres e soberanas no Largo São Francisco, em São Paulo, com a leitura da Carta em Defesa do Estado Democrático de Direito.
Trabalhadores intensificaram a mobilização de Campanha Salarial com assembleias nas fábricas em busca de avanços nas negociações dos metalúrgicos no estado com os grupos patronais.
16/ago
Porta de fábrica na Volks
Lula, Fernando Haddad e Márcio França estiveram na porta da Volks no início da campanha eleitoral, relembraram as lutas pela redemocratização e trataram dos desafios de futuro. “Devo praticamente tudo que aprendi aos Metalúrgicos do ABC”, disse Lula.
Na porta da fábrica, em 16 de agosto, os trabalhadores na Volks acompanharam a primeira atividade de campanha eleitoral do então candidato à presidência da República, Lula, que destacou a importância de começar no lugar que deu origem a toda sua trajetória.
18/ago
Encontro de gerações na Volks
Como parte das comemorações dos 40 anos da Comissão de Fábrica na Volks, foi realizado no Sindicato o encontro de gerações com ex-representantes, que compartilharam histórias de luta e resistência.
26/ago
Acordo na Scania
Os trabalhadores na Scania aprovaram o ajuste no acordo de flexibilidade, que garantiu caminhos para atravessar momentos de dificuldades, emprego, renda e produção. Também foi aprovado valor adicional na PLR e compensação de dias.
4/ago
Começam as negociações Campanha Salarial
A FEM/CUT e os dirigentes dos 13 sindicatos que negociam a Campanha Salarial em conjunto deram início às rodadas de negociação com as bancadas patronais em defesa da reposição da inflação, aumento real e cláusulas sociais.
14/ago
Correção da tabela
O Sindicato defendeu a correção da tabela do Imposto de Renda para evitar que os salários dos trabalhadores sejam ainda mais corroídos, além de uma reforma tributária para que os mais pobres paguem menos e os mais ricos paguem mais.
SETEMBRO
8/set
Paralisação na Mercedes
Os trabalhadores na Mercedes aprovaram a paralisação na produção contra as 3.600 demissões anunciadas pela empresa, sendo 2.200 diretos e 1.400 temporários. O protesto foi aprovado em assembleia na quinta-feira à tarde, com retorno ao trabalho na segunda-feira seguinte. Na terça, tiveram início as negociações.
Durante todo o mês, o Sindicato fez uma série de assembleias de mobilização dos trabalhadores na base por avanços nas negociações de Campanha Salarial.
19/set
Fim do acolhimento
Com um almoço no Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, o Sindicato encerrou o acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social, que atendeu ao todo cerca de 120 pessoas no inverno intenso.
Vale-Transporte Social
Os Metalúrgicos do ABC participaram do lançamento do Vale-Transporte Social de Diadema, projeto para atender pessoas desempregadas em busca de emprego e qualificação profissional. O projeto é defendido pelo Sindicato e CUT.
30/set
Editorial: A esperança vencerá
A diretoria do Sindicato divulgou editorial sobre a eleição e a responsabilidade de votar em candidatos e candidatas comprometidos com a luta dos trabalhadores e na defesa de um Brasil melhor para todos e todas.
20/set
Juventude e desafios
Representantes da Juventude Metalúrgica participaram de projeto da DGB (Confederação de Sindicatos Alemães) e IndustriALL com jovens sindicalistas de vários estados do país. Foram debatidas propostas de ação para a juventude, com formação e sindicalização de jovens.
27/set
Setembro amarelo
A Tribuna destacou o tema da campanha de prevenção ao suicídio no país: “A vida é a melhor escolha!”. Em média, 14 mil casos por ano no Brasil, ou seja, 38 pessoas se suicidaram por dia no país. Confira os sinais de alerta e orientações em setembroamarelo.com.
OUTUBRO
30/out
O amor venceu
Após um longo processo de perseguição política, Lula foi eleito presidente da República pela terceira vez pelo povo brasileiro. Com 60,3 milhões de votos, o projeto da classe trabalhadora venceu o autoritarismo. Ele assumirá em 2023 com o compromisso de fazer o país voltar a crescer, sair novamente do Mapa da Fome e fazer o povo feliz de novo.
O povo lotou o centro de São Bernardo na tradicional caminhada pela Marechal Deodoro até a Praça da Matriz, no berço histórico das lutas dos Metalúrgicos do ABC. Participaram Lula, seu candidato a vice, Geraldo Alckmin, e o candidato ao governo do estado, Fernando Haddad.
Após intensa mobilização de Campanha Salarial, os metalúrgicos do ABC e a FEM/CUT assinaram as Convenções Coletivas de Trabalho em todos os grupos patronais, exceto no G10, que não negocia desde 2017. Nessas fábricas, o Sindicato buscou acordos individuais.
5/out
Conquista na Campanha Salarial
Em Assembleia Geral, os trabalhadores aprovaram a proposta de Campanha Salarial e a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho com o Grupo 3. Com novas negociações, os acordos foram fechados nos demais grupos, exceto no G10, contemplando cerca de 40,5 mil metalúrgicos do ABC.
25/out
40 anos da Comissão de Fábrica da Volks
A conquista da Comissão de Fábrica na Volks completou 40 anos, um marco na história de lutas da categoria. Em homenagem, as Câmaras de Santo André e São Bernardo organizaram sessões solene de autoria dos vereadores Wagner Lima e Ana Nice, respectivamente.
26/out
Outubro Rosa
Para marcar o Outubro Rosa, a Comissão das Metalúrgicas do ABC organizou atividade para alertar as trabalhadoras sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, os dois tipos que mais acometem as mulheres no Brasil.
18/out
Assédio eleitoral
Preocupado com o crescente número de casos de assédio eleitoral cometido por patrões, o Sindicato lançou um disque-denúncia para que os trabalhadores pudessem denunciar de forma anônima práticas de ameaça ou coação durante a reta final das eleições.
20/out
Notificações de assédio eleitoral
O Sindicato encaminhou as denúncias recebidas de assédio eleitoral ao MPT (Ministério Público do Trabalho), que no dia seguinte notificou as empresas Toledo do Brasil e Esperança Indústria e Comércio de Forjados, em São Bernardo, a cessarem as práticas.
NOVEMBRO
12/nov
Acordo de futuro na Mercedes
Os trabalhadores na Mercedes aprovaram a proposta negociada pelo Sindicato que garante o futuro da planta de São Bernardo, com realocação e requalificação de todos os trabalhadores nas áreas afetadas pela terceirização anunciada pela montadora, além da abertura de um PDV. A assembleia foi realizada em um sábado de manhã, na rua do Sindicato.
A Tribuna alertou para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o segundo tipo mais frequente entre os brasileiros. No país, um homem morre a cada 38 minutos da doença. Se descoberta no início, a chance de cura é de 90%.
O preço médio da cesta básica aumentou em 12 das 17 capitais pesquisadas pelo Dieese. No ano a alta foi generalizada, com variação de 10,38% na cesta de São Paulo. O café em pó subiu 51,28%, a farinha de trigo, 44,07%, o leite integral, 38,04%.
18/nov
Consciência Negra
A Comissão de Igualdade Racial e Combate ao Racismo do Sindicato realizou uma atividade na Sede que contou com apresentação cultural do grupo “Netos de Bandim”, da Guiné-Bissau, seguido de debate sobre a urgência do combate ao racismo estrutural.
23/nov
Reuniões em Brasília
O presidente do Sindicato, Moisés Selerges, e os diretores Luiz Carlos da Silva Dias e Wellington Messias Damasceno, estiveram no TST (Tribunal Superior do Trabalho) e no MPT (Ministério Público do Trabalho) para debater assédio eleitoral, práticas antissindicais e pontos da reforma Trabalhista.
24 e 25/nov
Economia solidária
O Sindicato sediou a Feira de Economia Solidária, com artesanatos e produtos da agricultura familiar. Além de incentivar a alimentação saudável e o consumo consciente, o objetivo foi debater a produção e a organização dos trabalhadores por meio da autogestão e do cooperativismo.
9/nov
Protesto na GL
Trabalhadores protestaram contra a postura antissindical da empresa, com a demissão de um CSE enquanto novas contratações foram realizadas. Após assembleias de mobilização, o Sindicato cobrou em reunião uma posição da GL sobre o futuro dos empregos e da planta de Diadema.
23/nov
13º salário
Com o pagamento do 13º salário dos metalúrgicos e metalúrgicas do ABC, foram injetados R$ 430,8 milhões na economia, de acordo com estimativa da Subseção do Dieese no Sindicato. Em todo o Grande ABC, nos diversos setores, a previsão de recursos foi de R$ 3,9 bilhões.
DEZEMBRO
3/dez
Curso de militantes
A atividade de formação e integração das turmas do curso de militantes foi realizada em Cajamar, com a participação do secretário-geral do Sindicato, Claudionor Vieira, e os coordenadores de São Bernardo, Genildo Dias Pereira, o Gaúcho, e de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Marcos Paulo Lourenço, o Marquinhos. No ano, cerca de 70 pessoas frequentaram o curso.
1/dez
Sindicalistas se reúnem com Lula
O presidente do Sindicato, Moisés Selerges, e o diretor administrativo, Wellington Messias Damasceno, participaram de encontro com Lula, que reuniu dirigentes sindicais para discutir a pauta dos trabalhadores.
7/dez
Híbrido etanol
O diretor administrativo, Wellington Messias Damasceno, participou do debate “Híbrido etanol – motor do futuro”. No ano, também foram realizados encontros em Sorocaba e São José dos Campos, todos com o apoio do Sindicato.