Reunião de mobilização amanhã
Os dois grupos patronais que até então pareciam mais dispostos a negociar, Anfavea e Sindipeças, começaram a enrolação.
Depois de duas rodadas de negociação as montadoras sequer apresentaram um número de aumento real e limitaram as conversas sobre reposição salarial. Vale lembrar que a reposição está garantida automaticamente neste ano e corresponde a um período de 11 meses, que vai de outubro do ano passado (mês que o reajuste foi aplicado) a agosto deste ano.
Já com o Sindipeças, até agora nada sobre reposição, muito menos sobre aumento real. “Aumento real de salário é o ponto forte da campanha deste ano”, lembrou o presidente do Sindicato, José Lopez Feijóo.
Segundo ele, esses dois setores vem registrando crescimento expressivo neste ano e, portanto, não há motivo para a enrolação. “Queremos encerrar a campanha antes da data-base (1º de setembro) e a saída é a mobilização e pressão nesses e nos demais grupos”, afirmou.
Enrolação – O presidente do Sindicato se refere aos Grupos 9, 10 e Fundição que até agora não estabeleceram uma agenda de negociações com a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM).
Sindicatos nas cidades do interior que mais concentram fábricas destes setores começam a fazer manifestações contra a má-vontade patronal.
“Por tudo isto é importante a participação da companheirada na reunião de mobilização de amanhã para definir nossas estratégias de luta”, comentou Feijóo.
A reunião de mobilização começa às 18h, na Sede do Sindicato, em São Bernardo.