Reuniões por fábrica entram na reta final

As reuniões de hoje até sábado encerram a fase de escolha de delegados para o 5º Congresso. Essa é a oportunidade de participar e apresentar propostas. “A participação auxilia o metalúrgico na compreensão dos problemas da categoria e traz informações para os comapanheiros debaterem os grandes e complicados temas que afetam o Brasil e o mundo hoje”, disse o assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, em debate no último sábado na Sede.

Latino-americanos podem mudar globalização

A presença do metalúrgico do ABC nas reuniões do 5º Congresso é fundamental. Sua participação auxilia o companheiro na compreensão necessária dos problemas da categoria e permite que também adquira informações extras para debater os grandes e complicados temas que afetam o Brasil e o mundo hoje.

Quem esteve na palestra do último sábado sobre Cenários para a esquerda latino-americana, feita pelo assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, na Sede do Sindicato, entendeu essa importância.

O auxiliar direto do presidente Lula apresentou as complicadas relações que envolvem a América Latina e o Brasil com o resto do mundo e como o governo tem agido para superar os problemas.

Outro mundo

Garcia explicou que ao financiar obras em outros países da América Latina, o governo  está na direção certa para permitir ao continente mudar o atual cenário da globalização altamente prejudicial aos países pobres. Para a alteração ocorrer, no entanto, estas nações não podem adotar atos isolados e devem agir em conjunto. E é nesse sentido que o governo Lula vai. Por isso sua reeleição é tão importante para o cenário mundial.

Professor universitário, veterano militante da esquerda e um dos redatores do manifesto de fundação do PT, Garcia destacou o potencial da América Latina para justificar suas afirmações.

São 330 milhões de habitantes que produzem R$ 3 trilhões em riquezas por ano. É um celeiro de alimentos e possui importantes reservas de combustível como petróleo e gás. Mais importante, tem grande quantidade de água, que será a principal fonte de energia alternativa do mundo no futuro na opinião de Garcia.

Integração

“Toda essa riqueza deve circular”, afirmou. “Não precisamos ter medo da circulação desses produtos, eles não vão atrapalhar os nossos”, prosseguiu. “Se tudo que a América Latina produz sair do lugar em que é feito, vão faltar produtos no mercado”, disse.

O assessor não negou a existência de problemas eventuais na integração entre os países, mas alertou que a maneira que essas polêmicas são divulgadas é exagerada pelos interesses defendidos pela imprensa conservadora.

“A nós não interessa que uma fábrica feche na Argentina e reabra no ABC”, explicou Garcia. “Essa indústria tem que continuar lá para adquirir nossos produtos e nós temos que continuar aqui com os trabalhadores tendo dinheiro para comprá-los”, concluiu.

Participe das reuniões por fábrica

São Bernardo

Hoje: Irbas – 15h; Pessoas com deficiência – 17h30
Amanhã: Magneti Marelli – 15h; Mangels – 15h30; Sachs, Rassini, Exata Master e Scania – 17h; Asbrasil – 17h30
Sábado: Scania – 9h (pessoal da noite); Mercedes-Benz – 9h30; Mulheres metalúrgicas – 10h

Regional Santo André

Sexta-feira: Pirelli, Eluma, Cofap, Metal 2, TRW e LG Philips, 10h e 15h. Demais empresas: 17h (presença livre a quem não pôde participar em outras reuniões)

Regional Diadema

Hoje: Autometal – 11h, 15h e 18h; Filtragua – 17h30
Amanhã: Usimatic – 12h30; Arteb – 15h; Injecta – 15h30; Delga – 16h e Ifer – 16h30; Proema, Tracoinsa, Mark Grundfos e Irmãos Parasmo – 17h; SMS, Backer, Papaiz e Udinese – 18h; Fibam – 12h30, 14h30