Revista do Brasil de julho traz entrevista com cientista Miguel Nicolelis

E mais: comida "por quilo" exige cuidados; Bernardo Kucinski fala do jornalismo na linha do córner; economia e a inclusão como resposta; o Brasil e a Copa Verde em 2014

O paulistano Miguel Nicolelis é uma das personalidades mais influentes no mundo da neurociência. Responsável por pesquisas que buscam soluções para o mal de Parkinson e para pessoas com paralisia, Nicolelis é ferrenho defensor da popularização da ciência, de novas estratégias de educação e da tese de que a democratização do conhecimento é crucial para a redução das desigualdades. Ele explica tudo isso por “a+b” em saborosa entrevista, exclusiva, para os repórteres Thiago Domenici e Cida de Oliveira, na edição de julho da Revista do Brasil.

A edição traz também reportagem com personagens anônimos que são o alicerce da reação brasileira aos efeitos da crise internacional: suas excelências as classes C e D, os milhões de brasileiros cuja renda e poder de compra nos últimos anos deram novo perfil à nossa macroeconomia. Empresários e especialistas explicam por quê.

Maurício Hashizume traz do sul do Chile relatos de como o cultivo não sustentável nos cativeiros de salmão pode causar estragos ambientais e nas condições de trabalho das pessoas que lidam com o pescado que chega às mesas de várias partes do mundo.

Falando em mesa, Evelyn Pedrozo vasculhou o universo dos chamados “restaurantes por quilo” e mostra que tipo de atenções requer – de consumidores e comerciantes – essa que é a principal opção de refeição fora de casa nos centros urbanos.

Bernardo Kucinski analisa o que têm em comum, no novo cenário do jornalismo, fenômenos como o fim da Lei de Imprensa, da obrigatoriedade do diploma para o exercício da função de jornalista e a criação do blog da Petrobras, que tanto perturbou os jornalões.

O potencial do Brasil de fazer da Copa 2014 a primeira “Copa verde” da história, o avanço dos partidos de direita no Parlamento Europeu, o charme de Montevidéu, as dicas culturais e o humor do cartunista Ohi e do cronista Mouzar Benedito também estão na RdB de julho.

Da Revista do Brasil