Revolução Russa inspira livro de ex-estagiária da Tribuna

Foto: Adonis Guerra

O ano do centenário da Re­volução Russa motivou os estu­dantes do curso de jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo, Girrana Rodrigues, Caíque Alencar e Giovana Al­ves a mergulhar nas histórias de imigrantes para descobrir as influências que o maior evento histórico do século XX teve na vida dessas pessoas.

O Trabalho de Conclusão de Curso, TCC, em forma de livro, “Utopias e Distopias Soviéticas: 100 anos da Revo­lução Russa” será apresentado na próxima quinta-feira, 7, às 21h, no Campus Rudge Ramos da Metodista.

O livro apresenta 11 textos com visões variadas sobre o episódio, com foco na história humana, contada por meio de depoimentos orais dos sovié­ticos e seus descendentes que vivem no Brasil.

Para os estudantes, pes­quisar o tema e ouvir esses relatos traz uma nostalgia de olhar para sociedade e ver que as principais reivindicações da revolução pão, terra e paz, ainda estão pulsantes nas dis­cussões atuais.

“Nosso País precisa de uma reforma agrária. Por isso é necessário um governo popular para resolver essas questões, e olhar para o pas­sado deixa isso claro”, decla­rou Girrana, ex-estagiária da Tribuna.

“Falar com as pessoas é entender o amor, o ódio, as ale­grias e tristezas que todo o pro­cesso de mudança social traz. Como a Anita Prestes, filha de Olga Benário e Luiz Carlos Prestes, fala no nosso livro, ‘não existe receita para o socialismo’. As pessoas lutam pelas reivin­dicações do momento, cabe à sociedade ouvir e entender o resultado dessas transforma­ções”, afirmou Girrana.

A Metodista fica na rua Alfeu Tavares, 149, Rudge Ramos, São Bernardo. O livro está disponível no link: https://goo. gl/Nop77Q.

Da Redação.