Ricos cresceram graças aos pobres

A renda dos moradores nas nações mais ricas do mundo praticamente triplicou nos últimos 40 anos, enquanto a renda dos mais pobres continua estagnada. Foi com base nestes dados que o presidente Lula abriu ontem a 11ª Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), em São Paulo, quando voltou a cobrar mudanças na ordem econômica mundial.

O evento debate políticas econômicas mundiais.

>> Lula critica economia mundial

No discurso que abriu a 11ª Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), ontem em São Paulo, o presidente Lula voltou a cobrar mudanças na ordem econômica mundial, reafirmou a necessidade de intensificar o combate à fome no mundo e de fortalecer o G-20, grupo que reúne países em desenvolvimento.

“Estamos conscientes de que o desenvolvimento não é um presente que a comunidade interna-cional dará às nossas nações. Sabemos que é preciso fortalecer a nossa união para negociar”, afirmou.

>> Exploração

Lula apresentou números sobre o crescimento dos países pobres nos últimos cinco anos. Exatos 55 cresceram menos de 2% ao ano nesse período, 23 regrediram e 16 tiveram expansão acima de 3%. Comparou também a renda per capita das nações pobres e ricas nos últimos 40 anos e constatou que a dos mais pobres continua estagnada enquanto a dos mais ricos quase triplicou.

Segundo o presidente, medidas neoliberais dos últimos anos subestimaram o papel do investimento público e do consenso social na construção da estabilidade e do desenvolvimento. “E os sacrifícios recaíram sobre países que já estavam exauridos”, concluiu.

>> Mercosul

Outro importante encontro é promovido hoje pela Prefeitura de Santo André, que realiza o seminário internacional As cidades e a integração econômica no Mercosul. A reunião dará atenção especial a complementação produtiva entre municípios do Mercosul (formado por Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina), do Chile e da Bolívia. Três debates diferentes sobre o assunto acontecem entre 8h30 e 18h no auditório das Indústrias Rhodia, em Santo André.