Rio Grande do Sul pode ter perdido uma frota de até 200 mil veículos

As chuvas no Rio Grande do Sul estão gerando bilhões de reais em prejuízos ao Estado, sendo inestimáveis as perdas humanas. Com 2,8 milhões de veículos, a região pode ter perdido entre 150.000 e 200.000 veículos, segundo estimativas da Bright Consulting.

Cássio Pagliarini, consultor da Bright, disse ao site Auto Data: “A frota de veículos do Rio Grande do Sul é de 2,8 milhões de unidades e a projeção da Bright é de que cerca de 150 mil a 200 mil veículos tiveram perda total por causa das chuvas. Boa parte desses veículos precisará ser substituída nos próximos meses”.

Além da enorme frota de veículos particulares e também públicos, que foram destruídos pelas enchentes, sendo que pelo menos 2 mil veículos foram perdidos nos pátios das concessionárias, com centenas delas atingidas pelas águas. Outro ponto é as vendas no Estado não estão sendo feitas desde o dia 7 de maio, sem nenhum registro de emplacamento, ainda que 20% do Rio Grande do Sul não tenha sido atingido pelas águas, mas por conta das quedas de sinal de dados de internet e falta de energia.

Também várias delas estão fechadas, impedindo a venda, enquanto as que estão abertas, não podem gerar a documentação para emplacamento de veículos vendidos. Sobre as fábricas do setor automotivo no Rio Grande do Sul, a preocupação da consultoria é com os caminhões, já que a distribuição de peças e componentes feitos no Estado foi impactada pelas enchentes.

Do Notícias Automotivas