Rita Lee e David Miranda, presentes!
O ex-deputado David Miranda, aos 37 anos, e a cantora e compositora Rita Lee, aos 75 anos, faleceram nesta terça-feira (09)
A direção dos Metalúrgicos do ABC recebeu com tristeza as notícias dos falecimentos do ex-deputado David Miranda, aos 37 anos, e da cantora e compositora Rita Lee, aos 75 anos, na manhã desta terça-feira (09).
Miranda estava internado, em estado grave, desde agosto de 2022. Ele teve um problema gastrointestinal, e depois passou por infecções sucessivas na região. Natural do Rio de Janeiro, foi eleito vereador em 2016, pelo PSOL. Em 2018, se candidatou a deputado federal, ficando como suplente e assumindo, já no início do mandato, a vaga de Jean Wyllys.
Foi um parlamentar combativo, que ajudou na luta da comunidade LGBTQIA+. Jovem, tinha planos políticos e familiares que foram interrompidos cedo demais. Ele era casado com o jornalista Glenn Greenwald, e deixa dois filhos.
Rita foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra doença. Sempre moderna, foi referência de criatividade e independência feminina durante os quase 60 anos de carreira. Durante o período da ditadura militar foi a artista mais censurada.
Ela sempre bateu de frente com o regime fosse nas músicas, nas atitudes, comportamentos em cima do palco ou na sua vida pessoal. Em 1976, Rita Lee foi presa pelos militares, assim que descobriu que estava grávida do primeiro filho e foi libertada com a ajuda da amiga Elis Regina. Rainha do rock brasileiro, Rita Lee simbolizava a liberdade feminina.
Toda a solidariedade aos familiares, amigos, colegas de trabalho, fãs e admiradores destas duas personalidades que contribuíram para a democracia e liberdade brasileira.
Rita Lee e David Miranda, presentes!