Ritmo de trabalho não muda nas montadoras
Os dias adicionais de produção estão mantidos em todas as montadoras da nossa base, segundo os Comitês Sindicais. Anúncio de coletivas na GM e na Fiat são para ajustes internos e não se relacionam com a crise norte-americana, diz Anfavea.
Volks, Mercedes, Scania e Ford mantém a mesma programação de produção.
José Roberto Nogueira, o Bigodinho, coordenador da Comissão de Fábrica na Volks, disse que os dias adicionais
de produção estão mantidos. Na Scania, segundo Daniel Calazans, diretor do Sindicato, a meta da fábrica é a de superar 24 mil produtos (caminhões, motores e chassi) planejados para este ano. Ano passado foram feitos 22 mil produtos.
João Cayres, coordenador do Sistema Único de Representação dos Trabalhadores na Ford, avisa que na montadora o quadro previsto se mantém, inclusive com a manutenção dos dias adicionais de produção, tanto em carros como em caminhões.
Na Mercedes-Benz, Walter Souza, diretor do Sindicato, informou que a fábrica acaba de confirmar os dias adicionais até o final do ano e vislumbra um cenário semelhante ou até melhor para 2009. “Em outra época com crise, numa hora dessas a gente estaria discutindo demissões. Agora, acontece o contrário, já que a Mercedes também confirmou os investimentos,
o que necessariamente gera novas contratações”, comparou o dirigente.