Rivian alerta para iminente escassez de bateria de carros elétricos
Segundo Robert R.J. Scaringe, o desafio pode superar a atual escassez de chips de computador
O diretor-presidente da Rivian Automotive, Robert R.J. Scaringe, está alertando que a indústria automobilística poderá em breve enfrentar uma iminente escassez de suprimentos de baterias para veículos elétricos — um desafio que, segundo ele, pode superar a atual escassez de chips de computador.
As montadoras estão tentando garantir suprimentos limitados de matérias-primas como cobalto, lítio e níquel, que são essenciais para a fabricação de baterias, e muitas estão construindo suas próprias fábricas de baterias para colocar mais modelos movidos a bateria em exibição.
Scaringe disse que construir baterias suficientes estará entre os maiores obstáculos para uma indústria que tenta aumentar as vendas de veículos elétricos de alguns milhões hoje para dezenas de milhões dentro de uma década. A escassez ocorrerá em todos os lugares, desde a mineração de matérias-primas até o processamento delas e a construção das próprias células da bateria, disse ele.
A escassez de semicondutores que está atrapalhando a indústria automobilística foi um desequilíbrio de oferta e demanda relativamente pequeno que levou a compras excessivas e estoques agressivos, colocando o setor automotivo na difícil posição em que está agora, disse Scaringe. Com baterias, espera-se que seja uma ordem de magnitude pior, acrescentou.
Do Valor Econômico