Rivian estuda vender seus carros elétricos no Brasil

Montadora dos Estados Unidos vai começar expansão internacional em 2026

A Rivian estuda a venda de seus carros no Brasil. Fundada em 2009, a jovem fabricante de veículos elétricos dos Estados Unidos atualmente faz seus modelos em Illinois só tem venda no país. Mas a ideia é mudar isso a partir de 2026. A primeira parada para os carros da marca é o mercado europeu. Mas a Rivian estuda, inclusive, a venda no Brasil e em outros mercados da América do Sul.

A informação foi dada em off por um executivo da montadora durante o SXSW – South By Southwest, um dos maiores festivais de inovação do mundo, que conta com cobertura pioneira de Automotive Business com foco no setor automotivo e da mobilidade. Apesar da fundação da marca ter acontecido há mais de uma década, a companhia só começou a produzir e entregar os seus carros em 2021.

Entre picapes e utilitários, a Rivian mira no cliente premium e na concorrência com BMW, Lucid e, principalmente, Tesla – de quem, segundo a empresa, têm conseguido roubar certo público. Apesar do curto período de produção, no último trimestre de 2024 a empresa divulgou seu primeiro resultado positivo, com lucro, ainda que mais tímido do que o projetado pelo mercado. A empresa mantém parceria com a Volkswagen para desenvolver software e arquitetura para veículos elétricos.

Atualmente, a fabricante oferece dois modelos nos Estados Unidos, uma picape e o SUV grande R1. A gama vai ganhar outras duas opções nos próximos dois anos, o R2, um utilitário esportivo médio, chega no próximo ano já pronto para avançar em mercados de fora dos EUA.

Do Automotive Business