Rodoanel tem 79 irregularidades


Uso de materiais mais baratos pode ser a causa do acidente da semana passada

O Rodoanel é um dos maiores alvos de suspeitas e de denúncias de instituições fiscalizadoras como o Tribunal de Contas da União e o Ministério Público.

São 79 irregularidades, entre elas o barateamento de custos por meio de alterações de materiais.

Este pode ser um dos motivos para o desabamento de três vigas de um viaduto de 680 metros, em construção no trecho sul, sobre a Rodovia Régis Bittencourt, na noite de sexta-feira. Três veículos foram esmagados e três pessoas saíram feridas.

Irregularidades – Como se não bastassem os ajustes frequentes de preços, que já consumiram R$ 265 milhões adicionais, o consórcio quis baratear custos e, para isso, alterou materiais e o projeto da obra.

Pelo projeto básico, as construtoras deveriam usar fundações de concreto conhecidas como tubulões para sustentar os vãos livres dos viadutos. Mas, os construtores trocaram esse material por duas mil vigas pré-moldadas mais baratas, como as que desabaram.

A troca de material foi apenas uma das irregularidades classificadas como graves em relatório do TCU, com base em duas auditorias feitas em 2007 e 2008 na obra.