Rodovia exclusiva para cápsulas autônomas: como o Japão quer substituir os caminhões
Envelhecimento da população gera falta de caminhoneiros e o país tenta buscar soluções
Para lidar com a crescente escassez de motoristas de caminhão, o governo do Japão revelou um projeto inovador baseado em uma rodovia exclusiva para cápsulas autônomas transportando mercadorias. A ideia foi delineada há alguns meses e ganhou novos contornos, deixando um pouco mais claro como pode funcionar.
Além do potencial de revolucionar a logística local, a solução é considerada eficiente para os problemas de congestionamento e poluição. Atualmente, os caminhões são a espinha dorsal do transporte de mercadorias nas cidades, mas enfrentam desafios como o impacto ambiental e a falta de motoristas. O Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT) japonês prevê que, até 2030, o país sofrerá um déficit de 34% de capacidade no setor de transporte, devido à aposentadoria de motoristas e à falta de novos profissionais.
Na rodovia, as cápsulas de carga autônomas poderão circular dia e noite sem interferir no tráfego convencional usando faixas extras nos acostamentos ou canteiros centrais – e até em estruturas subterrâneas. Os depósitos ao longo da rota também serão automatizados, com sistemas que carregam e descarregam mercadorias de forma autônoma, incluindo empilhadeiras com piloto automático e drones.
Pontos estratégicos ao longo da rodovia poderão ser usados pelas cápsulas para ajustar o tempo de chegada, permitindo maior precisão no fluxo e na distribuição de mercadorias, sem a necessidade de grandes armazéns. Uma cúpula de vidro deverá proteger as pistas, evitando interferências externas e acidentes, além de garantir a segurança das mercadorias. O primeiro passo será a construção de um trecho de teste de 500 km entre Tóquio e Osaka, com início das operações previsto para 2027 e plena implementação na década de 2030.
Do Olhar Digital