Rolezinho do conhecimento tem sua segunda edição na “Dona Lindu”

No início do mês, mais um grupo for­mado por jovens aprendizes do CAMP, o Centro de Formação e Integração Social, que atuam na área administrativa na Ford, em São Bernardo, participaram da segunda edição do ‘rolezinho’ do conhe­cimento na Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu”.

“Os participantes da primeira edição do ‘rolezinho’ contaminaram de entu­siasmos os outros jovens trabalhadores na fábrica”, disse Simone Vieira, inte­grante do CSE na montadora.

“Ao relatar a experiência vivida durante a visita e as oportunidades na Dona Lindu, os aprendizes estimularam o interesse de mais jovens”, prosseguiu.

O primeiro ‘rolezinho’ do conheci­mento foi uma iniciativa da Comissão de Cidadania na Ford, composta pelos companheiros Bakalhau, Sandrinho, Babuíno, André, Titica, Leonardo e Si­mone, e aconteceu em janeiro deste ano.

A atividade teve como objetivo prin­cipal a apresentação do projeto de for­mação dos Metalúrgicos do ABC. Nessa segunda edição, os jovens trabalhadores também foram convidados a conhecer a infraestrutura da Escola do Sindicato.

“Assim como a primeira turma, eles se surpreenderam com o projeto do Sindicato. Não imaginavam que os Me­talúrgicos do ABC possuíam toda essa estrutura a disposição da base”, contou Simone.

Segundo a dirigente, os jovens tam­bém conheceram os cursos oferecidos por meio dos convênios que a Escola tem com o Senai; o Instituto Federal São Paulo, o IFSP; e o Cursinho da Poli e puderam se inscrever nos cursos. E já deram início as aulas.

“Tanto os jovens do primeiro ‘role­zinho’, quanto desta última visita têm interesse em fazer outros cursos dispo­níveis”, afirmou.

“Isso é muito importante porque o conhecimento transforma a vida dos jovens e dos trabalhadores. A educação é um dos eixos que norteiam as ações do Sindicato”, concluiu a dirigente.

Os aprendizes fazem parte de um grupo com cerca de 100 jovens, de 16 a 18 anos, na empresa e a Comissão de Cidadania na Ford pretende levar mais interessados para participar de outras visitas na Escola.

Aprendizes do ´rolezinho´

“Os cursos da “Dona Lindu” são ótimas oportunidades e podem abrir muitas portas no mercado de trabalho. Principalmente para quem não tem a chance de pagar. Não tinha conhecimento destes cursos oferecidos gratuitamente pela Escola do Sindicato e talvez, sem essa chance proporcionada pelos Metalúrgicos do ABC não teria uma outra iniciativa que possibilitasse melhorar minha quali­ficação profissional. Pretendo, assim que acabar o curso de Redação Técnica, me inscrever no de Autocad. O Sindicato está de parabéns pela iniciativa e só posso agradecer ”.

Maria Leonarda da Silva, 16 anos

“A iniciativa dos Metalúrgicos do ABC é superbacana para os jovens, mas principalmente para quem precisa e não tem condi­ções de custear um curso de formação técnica de qualidade como os oferecidos na Escola do Sindicato, e muitos não possuem esta oportunidade. Por isso, estou empolgado com as aulas e profes­sores. Só posso agradecer ao Sindicato. E assim que terminar o curso de Redação técnica pretendo me inscrever para o Curso de Trabalho e Cidadania e conhecer mais a fundo a história de luta da categoria.”

Gabriel Macedo Santos, 17 anos

 

Da Redação