Rolls-Royce: Estagiários conseguem convênio médico

Depois de muita negociação, a Comissão de Fábrica e o Comitê Sindical na Rolls-Royce, em São Ber-nardo, estenderam o convênio médico para os estagiários na empresa, uma conquista pouco comum na categoria. A vitória animou a Juventude Metalúrgica, que agora pretende incluir esta reivindicação nas pautas de negociação.

As conversas entre os trabalhadores e a Rolls-Royce aconteciam há algum tempo, pois não existe lei garantindo o benefício para os jovens. Na última sexta-feira, porém, empresa e companheiros bateram o martelo e a fábrica se comprometeu a pagar 80% dos gastos com o convênio, cabendo os 20% restantes aos estagiários que contribuirão com um valor simbólico.

“A Rolls-Royce se convenceu quando mostramos que o estagiário de hoje é o funcionário de amanhã, além do convênio ser um incentivo a mais aos jovens, que hoje encontram tantas dificuldades de emprego”, comentou Rogério Fernandes (foto), da Comissão de Fábrica. “Eu, inclusive, sou um desses casos”, revelou o dirigente, que até pouco tempo atrás era estagiário.

Como ele também pertence a Juventude Metalúrgica, relatou o acontecido na reunião do grupo no último sábado. A história empolgou os demais, que agora querem colocar a reivindicação nas pautas. “É uma conquista importante e queremos estendê-la a toda a categoria”, afirmou Maicon Michel, coordenador do grupo. “Afinal os salários dos estagiários são modestos e não cobrem os gastos com saúde, que é um dever do Estado cobrir”, concluiu.