Rolls-Royce: Inglês grátis na hora do almoço

Aprender inglês de graça na hora do almoço é a oportunidade oferecida aos trabalhadores na Rolls Royce, em São Bernardo, desde que Simonton Martins decidiu dar aulas aos companheiros na fábrica, sem cobrar nada. A idéia partiu dele mesmo e atualmente o curso conta com outro professor também voluntário, Sirlei Fonseca.

Martins revela que a idéia surgiu quando conversava com um amigo na fábrica e soube que ele tinha dificuldade em aprender elementos básicos de inglês. “Combinamos fazer algumas aulas na hora do almoço. Logo apareceram outros companheiros e se interessaram em participar. Daí resolvemos montar a primeira turma”, prossegue.

“A idéia é boa e a iniciativa mostra que o trabalho voluntário pode gerar ótimas oportunidades”, disse Rogério Fernandes, do Comitê Sindical, afirmando que tanto o CSE quanto a Comissão de Fábrica, apóiam o trabalho.

Martins espera que os cursos aprimorem sua capacidade de ensinar e, ao mesmo tempo, contribuam para o aprendizado dos trabalhadores. Mas a principal lição que tira da experiência é que o voluntariado é um caminho eficaz e com bons resultados.

Já Sirlei Fonseca ensina a 12 companheiros em apenas uma turma, três vezes na semana, também na hora do almoço. Hoje aluna de Letras na Metodista, ela estudou inglês por seis anos e foi motivada a dar o curso após a iniciativa de Martins.

“É uma ótima oportunidade para testar minhas habilidades como professora”, afirma Sirlei. “Decidimos compartilhar juntos esta iniciativa, pois do contrário as turmas ficariam muito grandes e seria difícil para os alunos aprenderem bem a matéria”, conclui Sirlei.