Rota 2030: cerca de 45% dos veÃculos cumprem objetivos e terão desconto no IPI
Para consultoria, objetivos do atual regime automotivo foram “pouco ambiciosos” na etapa inicial
A consultoria Bright Consulting, especializada no segmento automotivo, apresentou nesta semana algumas conclusões importantes envolvendo o Rota 2030, atual regime automotivo brasileiro que substituiu o Inovar-Auto, programa que vigorou até dezembro de 2017. No mês passado, reporta a Bright Consulting, chegou ao fim o perÃodo de mensuração de desempenho das empresas habilitadas a receber os benefÃcios concedidos pelo Rota 2030, entre eles a dedução proporcional no IRPJ e CSLL dos investimentos no paÃs em pesquisa e desenvolvimento.
Outra vantagem interessante do Rota 2030 para o estÃmulo a veÃculos mais eficientes reside na redução do IPI para os modelos que atingiram determinados nÃveis de redução de consumo e emissões. De acordo com a Bright Consulting, aproximadamente 45% dos veÃculos comercializados passam a ter abatimentos de 1 ou 2 pontos percentuais no IPI. Somando o incentivo à s novas alÃquotas reduzidas do tributo, a incidência do IPI no preço dos veÃculos diminui consideravelmente, salienta a Bright.
Embora todas as marcas habilitadas tenham alcançado as metas mÃnimas de evolução na eficiência energética definidas no programa Rota 2030, acrescenta a consultoria, alguns veÃculos não atingiram essa meta de forma individual – o que não era compulsório. Entre os três grupos avaliados (automóveis, SUVs grandes e picapes), observa-se que o percentual de veÃculos que alcançaram ou ultrapassaram os objetivos é maior em SUVs grandes e picapes.
Entre os automóveis, quase 35% dos veÃculos vendidos não alcançaram as metas mÃnimas do Rota 2030, sendo balanceados por outros produtos da mesma marca habilitada. 23% deles tiveram resultados que os habilitam a 1 ponto percentual de benefÃcio de IPI e 16% ao benefÃcio de 2 pontos percentuais de IPI, detalha a Bright Consulting.
Do Autoo