Rotatividade na indústria é maior entre jovens de até 20 anos
A rotatividade de jovens profissionais de até 20 anos é a maior registrada entre os profissionais da indústria. Segundo pesquisa realizada pela Ecobenefícios, empresa de gestão de benefícios corporativos, e divulgada nesta segunda (15) no Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (Conarh), a rotatividade desses funcionários chega a 5,52%, caindo de acordo com o aumento da faixa etária, conforme dados abaixo:
Até 20 anos – 5,52%
21 a 30 anos – 3,36%
31 a 40 anos – 2,1%
41 a 50 anos – 1,46%
mais de 50 anos – 1,15%
A rotatividade dos profissionais do sexo masculino é ligeiramente maior, representa 54% do total, enquanto as mulheres respondem por 46%. Foram analisadas as movimentações de 247 mil colaboradores da indústria em junho deste ano.
A pesquisa mostrou ainda que a rotatividade de pessoal média da indústria é de 2,23%. O número é menor que o do setor de serviço, 2,77%, área que apresenta maior oscilação mensal entre contratações e demissões.
Segundo o diretor executivo da Ecobenefícios, Alexandre Leite, a diferença se explica pela maior capacidade de planejamento da indústria brasileira, mais bem preparada para lidar com ociosidade. “Apesar das oscilações, percebemos que há queda constante nas demissões no cenário geral”, afirma.
Do G1, com Valor Econômico