Rotativo Cidadão de São Bernardo abre inscrições

Programa voltado a jovens oferece bolsa-auxílio de R$ 350, vale transporte e seguro de vida

O Programa Rotativo Cidadão está com inscrições abertas, até o próximo dia 20, para o preenchimento de 25 vagas de operador do Sistema de Estacionamento Controlado no município de São Bernardo. O programa, que também fará cadastro de espera para as próximas turmas, é voltado a jovens de 18 a 21 anos.

Com duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais seis, o programa da Fundação Criança, em parceria com a autarquia Rotativo São Bernardo, oferece bolsa-auxílio de R$ 350 mensais, além de vale transporte, seguro de vida e lanche. Ao final, os participantes são indicados para oportunidades de emprego.

O programa visa a preparação e inclusão do jovem no mundo do trabalho por meio de atividade prática de quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira e sábados alternados, e mais cinco horas semanais de atividades complementares, com aulas de informática, atualidades, meio ambiente, mundo do trabalho, comunicação e expressão e técnicas de teatro.

Dos 25 jovens que saíram do programa, no período de 09/3 e 06/4, e cujas vagas estão em aberto, 16 conseguiram emprego formal, dois estão em processo de entrevistas e os demais não atenderam ao índice de frequência obrigatória ou saíram por razões pessoais.

Sucesso
Em 2010, o Rotativo Cidadão atendeu 413 jovens e adolescentes, com um percentual de sucesso de 43% entre jovens que entraram no mundo do trabalho e ou em processos formativos de ensino regular e cursos técnicos.

Todo o dinheiro arrecadado na operação do sistema de estacionamento nas vias públicas da região central e dos pólos comerciais da cidade é investido em programas sociais da Fundação Criança.

As vagas serão preenchidas com 55% dos candidatos por classificação socioeconômica, 40% por sorteio público e 5% para portadores de deficiência compatível com o desempenho da função. As convocações serão publicadas no Jornal Notícias do Município, também disponível em www.saobernardo.sp.gov.br.

Os interessados devem comparecer, das 9h às 17h, a um dos 10 locais de inscrição abaixo relacionados, portando RG, comprovante de residência, comprovante de escolaridade (cursando ou concluído o Ensino Médio) e comprovante de participação em programas sociais (se for o caso).

A data e o local do sorteio público e da convocação dos classificados serão divulgados pelo jornal Notícias do Município, que também pode ser acessado pelo site www.saobernardo.sp.gov.br. Mais informações pelo telefone 4126-1319 – Núcleo de Oportunidades e Inclusão da Fundação Criança.

Locais para Inscrição:

Fundação Criança de São Bernardo – Rua Marechal Deodoro, 1.058, 3º andar – Centro.
Fundação Criança – Unidade Parque São Bernardo – Rua Minas Gerais, s/nº – Parque São Bernardo.
Fundação Criança Jardim Silvina – Rua Dom Vasco Mascarenhas, 273 – Jardim Silvina.
Fundação Criança Jardim Orquídeas – Rua Nossa Sra. Guadalupe, 800 – Alvarenga.
Fundação Criança Bairro Santa Cruz – Rua Hugo Vieira Pinto S/N – Santa Cruz (próximo UBS).
Subprefeitura do Riacho Grande – Rua Araguaia, 265 – Riacho Grande.
Subprefeitura de Rudge Ramos – Rua Jacquey, 61 – Rudge Ramos.
Federação das Entidades do Bem-Estar Social (Febes) – Rua Princesa Maria Amélia, 395 – Nova Petrópolis.

Do ABCD Maior