Saab pronta para aterrissar no ABC

Foto: Divulgação

O vice-presidente do Sindicato, Aroaldo Oliveira da Silva, co­nheceu a fabricação dos caças Gripen da Saab, na Suécia, e confirmou a transferência de tecnologia para o Brasil. A visita foi organizada pelo IF Metall, o sindicato dos meta­lúrgicos do país, entre os dias 28 e 30 de outubro.

“Tivemos a oportunidade de conhecer a estrutura da fábrica e todo o modelo de produção dos caças”, contou Aroaldo. “Também conver­samos com os trabalhadores e a direção da fábrica sobre as condições de trabalho, po­líticas de saúde e segurança”, prosseguiu.

 Os Metalúrgicos do ABC de­fenderam a escolha dos caças suecos pelo governo brasileiro desde 2010. Na ocasião, Sindi­cato, Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, CNM-CUT e IF Metall assina­ram uma declaração conjunta por ser a única proposta que assegurava produção, empre­gos e tecnologia para o País.

“Está confirmada a fábrica da Saab em São Bernardo para produzir parte das es­truturas dos aviões, o que vai gerar empregos diretos e indiretos e a transferência de conhecimentos. Esses pontos serão essenciais para o desen­volvimento da alta tecnologia no Brasil”, afirmou.

“São empregos de alta qualificação e o início das contratações em São Bernar­do está previsto para o ano que vem. Neste momento, trabalhadores brasileiros estão em treinamento e mais profissionais seguirão para treinar na Suécia”, prosse­guiu.

Aroaldo também destacou o desenvolvimento do setor aeroespacial na região para a diversificação da produção e o fortalecimento das empre­sas e dos empregos. “É muito importante entender tudo que envolve um caça. Essa tecnologia vai desenvolver, de fato, a inovação no ABC e no Brasil”, disse.

Participaram do encontro o presidente da CNM-CUT, Paulo Cayres, o Paulão, e o secretário-geral da CUT-SP, João Cayres, que reafirmaram a declaração com o IF Metall, a discussão do conteúdo a ser produzido no Brasil e a cria­ção do marco internacional para regular as relações de trabalho no mundo.

PARQUE TECNOLÓGICO

A Associação Parque Tec­nológico de São Bernardo foi fundada em 9 de dezembro de 2012 e o escritório deverá ser inaugurado em breve.

“Vai ser um centro de ino­vação para desenvolver tec­nologia, principalmente para a indústria do ABC. Além de incentivar a área de De­fesa, vai servir muito para os setores automotivo e de tecnologia de informação”, destacou Aroaldo.

DILMA RESSALTA POTENCIAL PARA CAPACITAÇÃO DOS TRABALHADORES

Foto: Roberto Stuckert Filho

A presidenta Dilma Rousseff esteve na sede da Saab no dia 19 de outubro e reafirmou o motivo da opção brasileira pelo Gripen. “Só comprar um avião não era o que nos interessa­va. Nos interessava comprar um avião e que a tecnologia fosse transferida”, disse.

“Nós queremos aproveitar todo o potencial. Queremos inclusive reproduzi-la em outros setores em nossa relação econômica com o incentivo à inovação, à produção industrial e à capacitação de recursos humanos”, afirmou.

Da Redação.