Sábado tem plenárias temáticas

Toda a categoria está convidada para participar, neste sábado, das quatro plenárias temáticas que acontecem a partir das 9h. Participe e leve suas propostas .

Política industrial

Qual é a política industrial que queremos para o País? Existem setores que devem receber atenção especial do governo? Quais? Vamos fortalecer o mercado interno ou vamos imprimir uma política de exportação?

Glauco Arbix, presidente do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada da USP

Saúde e competitividade, desafios para o movimento sindical

É possível conciliar saúde e produtividade? Como o metalúrgico deve manter níveis de saúde, segurança e qualidade de vida? Quais os limites físicos e mentais dos trabalhadores?

Laerte Idal Szanelwar, doutor em ergonomia e professor da Escola Politécnica da USP

As diferenças e igualdades de oportunidade

Como garantir igualdade de oportunidade para as mulheres e os negros? A luta é com cotas ou com políticas afirmativas? Como assegurar o mesmo tratamento aos deficientes? E como colocar os jovens na sociedade e no mundo do trabalho

Matilde Ribeiro, ex-assessora das comissões de mulheres e de combate ao racismo do Sindicato.

Reforma sindical e trabalhista

Como garantir liberdade e autonomia sindical? Quais os caminhos para a democratização das relações de trabalho? Como fortalecer a representação sindical no local de trabalho? Como implantar o sindicato nacional?

Oswaldo Bargas, secretário de relações do trabalho do Ministério do Trabalho e coordenador do Fórum Nacional do Trabalho

As plenárias vão acontecer na Sede (subsolo e 3º andar), no Centro de Formação Celso Daniel e na AMA.