Saem primeiros abonos nas autopeças

E em fábrica que não quer conversa sobre abono, os trabalhadores pressionam

Depois de muita mobilização, companheiros nas fábricas que não pertencem ao grupo das Montadoras começam a conquistar os primeiros abonos nesta Campanha Salarial.

Os acordos começaram a ser fechados entre os Comitês Sindicais e as empresas desde quarta-feira, seguindo a orientação do Sindicato para fazer contato com os patrões em busca desse pagamento.

Essa decisão foi tomada em assembleias e plenárias no início da campanha salarial, quando a categoria decidiu buscar abonos na base caso algum dos grupos fechasse acordo com esse pagamento adicional.

Agenda
Isso acabou ocorrendo com as Montadoras, que fecharam acordo com abono no último final de semana. “Como nossa palavra de ordem é acordo igual para todos, estamos nos esforçando para buscar abonos no maior número possível de empresas”, disse David Carvalho, coordenador da Regional Diadema.

Segundo Moisés Selerges, coordenador de São Bernardo, as negociações estão bastante adiantadas na Sachs, Mahle e Mangels.

Moisés afirma que o Sindicato tem uma agenda de negociação já definida com várias fábricas e a lista deve aumentar nos próximos dias.

Onde já saiu abono:

  • Diadema – Affinia, Delga, Itaesbra, Dana e Federal Mogul
  • Ribeirão Pires – Masaflex
  • São Bernardo – Karmann-Ghia e Kostal

 


Trabalhadores protestam na Rolls Royce. Foto: Rossana Lana / SMABC

Protestos na Termomecânica e Rolls Royce
Em fábrica que não quer conversa sobre abono, os trabalhadores pressionam.

Nesta quinta-feira, os cerca de 150 companheiros no setor de laminação na Termomecânica 2, de São Bernardo, cruzaram os braços entre às 13h e às 14h.

Já o pessoal na Rolls Royce parou em assembleia para protestar contra a postura da fábrica e promete novas mobilizações se o pagamento não sair.

Da Redação