saiba mais

A matemática na vida

Nas oficinas de matemática promovidas pelo Departamento de Formação do Sindicato, os participantes experimentaram uma forma interessante de utilizar essa matéria para conhecer melhor nossa realidade e intervir nela.
Quando cada um calculou individualmente, por meio de uma série de exercícios, quantas horas de seu dia são gastas em diversas atividades como tempo de trabalho, ida e volta ao serviço etc., pode observar o pouco ou quase nada que resta para estudo, descanso e lazer.
Depois fizemos outro cálculo que demostrava que quem gasta mais de duas horas no transporte de ida e volta ao trabalho (o que é muito normal nos dias atuais) e estuda, nada ou muito pouco resta para descansar.
Este diagnóstico pela matemática só reforçou entre os participantes a necessidade da luta constante pela contínua redução da jornada de trabalho e da melhoria do sistema de transporte público.
Estes exercícios junto à reflexão sobre seus resultados só aumentaram a certeza que a classe trabalhadora aumenta cada vez mais suas possibilidades de avanços e conquistas na fábrica e na sociedade quanto mais acesso tem a educação, da mais básica até a mais especializada.

Departamento de Formação