Sala da Comissão das Mulheres Metalúrgicas do ABC em Diadema

Inauguração da Sala das Mulheres na Regional Diadema. Fotos: Edu Guimarães/SMABC

Em julho de 2018, a Regional Diadema inaugura a segunda sala da Comissão das Mulheres Metalúrgicas do ABC na base. O espaço é uma importante iniciativa para fortalecer a organização, as ações das companheiras e também no dia a dia do chão de fábrica. 

A sala fica no primeiro andar e é de fácil identificação: em suas paredes estão imagens de trabalhadoras ao longo das últimas décadas e que, desde então, mantêm a sua contribuição para ampliar as conquistas da classe trabalhadora e na busca da igualdade social entre homens e mulheres.

A Comissão conta ainda com uma sala na Sede, em São Bernardo, e integra o departamento de Comissões de Cidadania, dos quais também fazem parte Trabalhadores Metalúrgicos com Deficiência, Igualdade Racial e Combate ao Racismo, Juventude, Cultura e LGBTQIA+. 

O tema Cidadania não é novo no Sindicato, pelo contrário. A categoria sempre apontou que os problemas dos trabalhadores não se resumiam aos limites dos muros da fábrica. Por isso o Sindicato passou a enxergar os companheiros e companheiras como um ser social, com necessidades que começam na sua casa, no seu bairro, na sua cidade. Daí a importância dos Metalúrgicos do ABC se tornarem um Sindicato Cidadão, como ratificado em muitos congressos da categoria.