Salão do Automóvel de Paris volta após 4 anos com foco em elétricos

Marcas dos grupos Renault e Stellantis, e chinesas BYD e Great Wall são os destaques deste Salão de Paris com foco total na eletrificação

O Salão do Automóvel de Paris, na França, abre as portas ao público nesta terça-feira (18), após um hiato de quatro anos. Ou seja, a edição anterior ocorreu em 2018. Porém, a feira retorna sem o prestígio das décadas passadas, o que pode ser constatado pela ausência de várias fabricantes tradicionais, como as alemãs BMW, Mercedes-Benz e Volkswagen.

 Assim, a edição de 2022 do evento francês tem como destaque marcas locais e chinesas, bem como modelos elétricos. Além disso, há muitos conceitos. Nesta 89ª edição do Salão de Paris, a Renault é a protagonista. Há novidades de todas as marcas do grupo, o que incluí Alpine, Dacia e Mobilize, divisão de mobilidade e carros compartilhados. Portanto, a francesa dá sequência ao plano “Renaultution”, anunciado em 2021.

O Grupo Stellantis é outro dos principais expositores do Salão de Paris, com alguns lançamentos. O destaque é o Jeep Avenger, SUV inédito que estreia na feira francesa. Trata-se do primeiro modelo 100% elétrico da marca. Além disso, a Peugeot, que também faz parte da empresa, mostra sua gama renovada com foco nos híbridos e elétricos. A estrela é o novo 408, que ressurge com formas de crossover.

Sem a presença de marcas tradicionais, o Salão de Paris abre espaço às chinesas. Assim, BYD e Great Wall Motor aproveitam esta 89ª edição da feira para mostrar seus mais recentes lançamentos entre elétricos e híbridos. Assim como a GWM, as também chinesas Wey, de SUVs híbridos, e Ora, de carros 100% elétricos, estreiam na feira de Paris. Por enquanto, não há previsão de lançamentos das duas no mercado brasileiro.

Do Jornal do Carro