Salário menor para mulher em mesma função pode dar multa
O Senado aprovou na terça-feira um projeto de lei que multa as empresas que pagarem às mulheres salários inferiores aos dos homens quando ambos ocuparem as mesmas funções.
A multa é de cinco vezes a diferença entre os salários durante todo o período de contratação da funcionária. O projeto segue agora para sanção da presidenta Dilma Rousseff.
Segundo Simone Aparecida Vieira (foto), do CSE na Ford, a iniciativa é positiva na luta por mais igualdade no local de trabalho. “Se não houver punição essa situação não vai mudar nunca, infelizmente”, disse Simone.
“Essa medida afeta mais outros segmentos, já que na categoria não existe essa disparidade de salários em uma mesma função”, completou.
Um relatório apresentado pelo Banco Mundial mostra que no Brasil a cada R$ 1 recebido pelos trabalhadores homens, R$ 0,73 é pago às mulheres pela mesma função.
Nos últimos 30 anos, a presença da mulher no mercado de trabalho aumentou em 22%, no entanto elas continuam realizando a maior parte das funções domésticas.
Da Redação