Salário na indústria cresce 5,4% no ano

Os salários pagos pela indústria brasileira em outubro apresentaram aumento de 0,9%, na comparação com setembro. Os dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostram que os salários estão crescendo desde março e acumulam alta de 5,4% até outubro de 2005. Na avaliação de técnicos da entidade, o crescimento dos salários é fruto da estabilidade nos índices de preços e do desempenho da economia.

Em alta

O levantamento mostra ainda que a capacidade instalada (parte das fábricas que está em operação) aumentou de 81,2% em setembro para 81,8% em outubro. Isto significa que a produção também está crescendo, o que pode melhorar o nível de emprego.

A CNI destaca que, em outubro, a indústria trabalhou com alto grau de utilização para atender a procura de produtos para o Natal.

Prova disso é o número de horas trabalhadas, que teve crescimento de 0,3% em outubro contra a queda de 0,4% registrada em setembro.

Emprego

O emprego mantém-se estável desde agosto. Na comparação de outubro deste ano com o mesmo mês de 2004, aumentou 1,8% a ocupação na indústria.