Santa Casa de Diadema forma e incentiva cultura com arte circense

No próximo sábado, instituição realiza primeiro espetáculo do Projeto Trupe Santa Casa: Magia, Cidadania e Alegria

Divulgação

Foi montada uma lona de circo na instituição com todos os equipamentos necessários para a formação de 40 artistas

No próximo sábado, às 9h30, será realizado o primeiro espetáculo do Projeto Trupe Santa Casa: Magia, Cidadania e Alegria, da Santa Casa de Diadema, conduzido por artistas profissionais. O evento contará com a participação de 350 pessoas, entre familiares dos alunos, parceiros, patrocinadores e autoridades.

Além de se preocupar com o entretenimento, a Santa Casa também demonstra grande interesse na formação dos profissionais circenses. Por isso, foi montada uma lona de circo na instituição com todos os equipamentos necessários para a formação de 40 artistas, todos alunos do Núcleo Educacional Santa Casa, com idade entre 13 e 17 anos, que serão apresentados também no dia 18. Os adolescentes serão capacitados durante 10 meses para atuar como artistas circenses.

Desde o dia 18 de setembro, 120 alunos, entre 7 e 12 anos, do Núcleo Educacional Santa Casa, além dos 40 adolescentes que foram selecionados, participam de uma Oficina Lúdica (circo-escola) semanal, que entre outros benefícios elevam a auto-estima das crianças e adolescentes. Além da capacitação em técnicas circenses, o trabalho prevê um suporte pedagógico e psicossocial com orientação e acompanhamento individual e familiar para que as crianças e os jovens que participam do projeto possam alcançar o desenvolvimento pessoal e emocional necessário para promover a arte e alegria do circo em sua comunidade.

A idéia é levar a arte circense às pessoas atendidas pela instituição e também à comunidade. “O objetivo é que os jovens artistas disseminem a arte circense junto à comunidade, às escolas públicas e outras ONG’s do município, proporcionando alegria e acesso ao lazer e cultura para uma região carente de  oportunidades de tais atividades”, explica Cristina Malosti, coordenadora pedagógica do projeto.

Em março de 2009, será realizado o espetáculo de estréia protagonizado pelos jovens artistas. No período de março a junho de 2009 serão realizadas apresentações itinerantes em 15 escolas públicas e cinco empresas da cidade. Estima-se que o projeto atinja um público de 9.000 pessoas, entre alunos, familiares, colaboradores das empresas e comunidade. Todos os espetáculos serão gratuitos e pré-agendados pela empresa, escola ou instituição interessada. Também serão realizados espetáculos na lona montada na Santa Casa. Esses serão abertos à população da cidade com entrada gratuita.

A Trupe Santa Casa: Magia, Cidadania e Alegria é um projeto certificado pelo Programa de Ação Cultural (PAC) da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e patrocinado, por meio de renúncia fiscal de ICMS, pela empresa Brasmetal, localizada em Diadema.