Santander pressiona e rádio CBN tira do ar comercial de bancários
A peça era um protesto contra o presidente mundial do Banco que está no Brasil e pode anunciar demissões
Depois da pressão da direção do Grupo Santander Brasil, a Rádio CBN suspendeu a veiculação de spot (pubicidade) de rádio de campanha em defesa dos empregos dos bancários do Santander e do Real.
O comunicado aos brasileiros é de autoria do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), federações estaduais de bancários (Fetecs) e da Associação dos Funcionários do Santander Banespa (Afubesp).
O contrato previa a veiculação de 10 inserções nesta sexta-feira (31), mas apenas metade deles foi ao ar. As entidades consideram a suspensão um ato de censura à liberdade de expressão dos trabalhadores.
Hoje, além da campanha de mídia, os bancários do Grupo Santander Brasil atrasaram o início dos trabalhos nos Centros Administrativos do Santander, em Santo Amaro, e na matriz do Banco Real, na Avenida Paulista. Uma carta aberta também foi distribuída durante os protestos realizados nesta manhã.
Segue abaixo na integra texto de spot suspenso:
“Comunicado aos brasileiros.
O presidente mundial do banco Santander, que também controla o Banco Real, vem para a Fórmula 1 torcer contra o piloto brasileiro e anunciar um plano estratégico de fusão, que prevê milhares de demissões.
Os lucros astronômicos vão para a Espanha, e por aqui ficam o desrespeito aos clientes e as demissões. Exigimos respeito ao Brasil e aos brasileiros.
Comunicado de Responsabilidade do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Afubesp, Fetecs-Contraf-CUT”.
Dos Bancários SP